Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Carolina Camargo de, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Camila Miranda de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Jeniffer Araújo Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40580 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Carolina Camargo de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Camila Miranda de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Produtos cosméticos, apesar de pouco relacionados a riscos de saúde, podem causar efeitos adversos aos usuários, uma vez que seu uso é cumulativo e uma pessoa utiliza mais de um produto cosmético por dia ao longo da vida. Sendo assim, todo produto cosmético deve passar por avaliações de toxicidade antes de ser utilizado. A segurança dos produtos cosméticos é normalmente avaliada através da análise dos efeitos in vivo e in vitro de componentes da sua fórmula, quando esse ainda não foi descrito na literatura. No final da década de 60 a preocupação com a utilização de animais na experimentação ganhou força após a publicação de um trabalho que introduziu a teoria dos 3 R’s: reduce, refine e replace, isso é, reduzir o número de animais em experimentos, refinar as técnicas para causar menos sofrimento e finalmente, substituir o uso de animais em testes por métodos alternativos, como in vitro e in silico. No Brasil, o tema ganhou força em 2008, quando foi aprovada a Lei Arouca que estabeleceu uma série de regras no que diz respeito a ensaios com animais. Após, foi criado o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), que estabeleceu em 2014 na Resolução Normativa nº 17/2014, 17 métodos alternativos que devem ser implantados nos laboratórios de todo o país em 5 anos. O objetivo desse trabalho foi descrever os métodos alternativos preconizados pelo CONCEA para avaliação de produtos cosméticos no âmbito da exposição dérmica, baseados nas diretrizes da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD). A partir do levantamento realizado verificou-se que houve o desenvolvimento de várias metodologias substitutivas aos testes em animais nos últimos anos, e mesmo nas técnicas in vivo que ainda não permitiram substituição, o refinamento para diminuir o sofrimento dos animais é ressaltado. A substituição de todos os métodos in vivo ainda não é possível, mas há um esforço da comunidade científica nesse sentido e novas diretrizes deverão surgir para aprimorar essas técnicas no desenvolvimento de produtos cosméticos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosméticos | - |
Título: dc.title | O uso de métodos alternativos à experimentação animal no desenvolvimento de produtos cosméticos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: