Adequação de uma metodologia de inteligência antecipativa para suportar análises da concorrência de uma empresa do ramo de cosméticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeleme, Acyr-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorCunha, Estela Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40522-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Acyr Seleme-
Descrição: dc.descriptionProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objetivo a adequação de uma metodologia de inteligência antecipativa, a ser aplicada pelo Núcleo de Inteligência Competitiva para auxiliar os diretores de Marketing de uma empresa brasileira do ramo de beleza a tomarem decisões, considerando as movimentações futuras dos seus principais concorrentes. Após o estudo teve como frentes a pesquisa de dados secundários de conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Antecipativa, bem como os modelos de Construção de Cenários de Shoemaker (1995) e de Antecipativa Coletiva chamado de L.E.SCAnning®, bem como um diagnóstico inicial da área estudada, através de dados primários. Com base nas necessidades identificadas da área e de suas restrições foi desenvolvido um modelo sob medida para a empresa em estudo com base na metodologia de Inteligência Antecipativa, combinada com aprendizados do modelo de Construção de Cenários.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos - Comércio-
Título: dc.titleAdequação de uma metodologia de inteligência antecipativa para suportar análises da concorrência de uma empresa do ramo de cosméticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.