Videodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Bruna Bardini dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:53:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:53:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40439-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/06/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 135-141-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ao abordar o ensino de dança na escola, esta pesquisa retrata um estudo de caso ocorrido em uma Escola Municipal de Curitiba a partir de três instâncias de ação, sendo, um trabalho colaborativo entre pesquisadora e professora - caracterizada pela influência das áreas da Educação Física, por um lado, e das Artes Visuais, do outro -; a prática de ensino gerada a partir da colaboração - através de observação participante - e a construção própria dos(as) alunos(as) de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental diante do processo de ensino proposto pela professora. Em diálogo com as questões teóricas que embasaram a pesquisa, a dissertação teve como objetivo compreender quais particularidades tornaram-se pontos de sustentação para a efetivação de uma prática pedagógica comprometida com o conteúdo específico da videodança, com o contexto social dos(as) alunos(as) e, ao mesmo tempo, com o fomento à produção de conhecimentos em dança na escola. Os objetivos específicos foram refletir sobre a construção do corpo social mediante os processos de escolarização; explorar as conexões entre os campos artístico, midiático e escolar; apontar desafios gerados pelo campo da Comunicação à Educação, mais especificamente, quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação; discorrer sobre a interface dança e tecnologia, destacando as possibilidades da produção e estética artística da dança; identificar o contexto da videodança, suas particularidades e perspectivas; e elencar elementos que subsidiem a construção de novas perspectivas metodológicas para o ensino de dança na escola, aqui auxiliada pela explanação de um exemplo de metodologia em dança específico, denominado Dança no Contexto, empreendido pela pesquisadora Isabel Marques. Outros referenciais de sustentação da pesquisa foram Pierre Bourdieu, Jesus Martín-Barbero, Edgar Morin, Ivani Santana, Cristiane Wosniak, Paulo Caldas e Leonel Brum. Por meio da investigação teórica e empírica, emergiram pontos de sustentação e refutação da prática de ensino de videodança na escola. Dentre eles, a falta de apropriação do conteúdo por meio de experiências e a constância de comportamentos pedagógicos e corporais correspondentes a um habitus professoral, em contraposição, exalta-se a dimensão professor-artista, condição que o torna fonte viva para permear o processo educativo. Por fim, afirma-se que o ensino de videodança na escola é capaz de reorientar os modos de pensar-fazer dança e educar para a Comunicação. Palavras-chave: Corpo. Dança. Videodança. Ensino. Tecnologias.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: When addresses the dance education at school, this research portrays a case study occurred in a Municipal School of Curitiba from three instances of action, being a collaborative work between a researcher and professor - characterized by the influence of the areas of Physical Education, on the one hand, and the Visual Arts, the other -; teaching practice generated from the collaboration through the participant observation - and own construction of the students of a class of ninth year of basic education on the teaching process proposed by the teacher. In dialogue with the theoretical issues that supported the research, the thesis aimed to understand which particularities become points of support for the realization of a pedagogical practice committed with the specific content of the video dance, with the social context of the students and at the same time, with the fostering of knowledge production in dance at school. The specific objectives were to reflect about the construction of the social body through the schooling process; explore the connections between art, media and education fields; point challenges generated by the field of Communication to Education, more specifically, on the use of information and communication technologies; discuss the interface dance and technology, highlighting the possibilities of production and artistic aesthetic of the dance; identify the context of video dance, its peculiarities and prospects; and to list elements that subsidize the construction of new methodological perspectives for dance education in school, here aided by the explanation of an example methodology in specific dance called Dance in Context, undertaken by researcher Isabel Marques. Other research support references were Pierre Bourdieu, Jesus Martin-Barbero, Edgar Morin, Ivani Santana, Paulo Caldas and Leonel Brum. By means theoretical and empirical investigation, emerged points of support and refutation of video dance teaching practice at school. Among them, the lack of ownership of content through experiences and the constancy of teaching and bodily behaviors corresponding to a habitus professoral, in contrast exalts to teacher-artist dimension, a condition that makes living source to permeate the educational process. Finally, it is stated that the video dance education in school is able to (re)direct ways of thinking-how dance and educate for Communication. Keywords: Body. Dance. Video dance. Education. Technologies.-
Formato: dc.format155 f. : il., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleVideodança na escola : reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.