Elaboração, validação e aplicação de um questionário via web para avaliar os comportamentos relacionados à saúde em escolares

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Autor(es): dc.contributorCampos, Wagner de, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorLegnani, Rosimeide Francisco dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40424-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Wagner de Campos-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 07/08/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 159-162-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: A prática habitual de atividade física, as horas de sono, a frequência de consumo de alimentos, o consumo de álcool e cigarro, estão associados a vários desfechos relacionados à saúde. Nesse sentido, o presente estudo compreendeu o desenvolvimento e a validação do questionário eletrônico WebCas. Métodos: O estudo foi dividido em oito etapas: Construção da versão impressa (VI) do questionário WebCas; Validação de conteúdo da VI do WebCas; Realização do estudo de grupo focal; Transposição da VI à versão eletrônica (VE) do WebCas; Procedimentos de concordância entre as réplicas de aplicação do WebCas VI x VE; Procedimentos de concordância entre as réplicas de aplicação VE x VE; Procedimentos metodológicos de validade concorrente entre as medidas objetivas da AF (WebCas x Acelerometria). Participaram das oito etapas, 506 escolares do 5º ao 9º ano do ensino fundamental (9 a 15 anos), matriculados em escolas públicas e particulares, de Curitiba, Paraná. O questionário WebCas VI foi elaborado mediante a adaptação de outros instrumentos utilizados em estudos internacionais e foi dividido em sete sessões da seguinte forma: (1) variáveis sociodemográficas: código do aluno, escola, cidade, turno, data de nascimento, rede de ensino (particular, municipal estadual, federal), peso corporal, estatura corporal, sexo e dia a ser recordado; (2) Horas de sono do dia anterior, horas que foi dormir e horas que acordou; (3) recordatório das atividades realizadas no dia anterior, composta por uma lista de atividade física; (4) tipo de transporte utilizado para deslocamento à escola; (5) hábitos de alimentação (frequência de consumo de alimentos), (6) consumo de bebidas alcoólicas e cigarro; (7) informações socioeconômicos. A avaliação da AF (objetiva) foi realizada utilizando-se de acelerômetros triaxiais, dos modelos ActiGraph GT3X e GT3X+ (ActiGraph; Pensacola, FL). Resultados: Os índices de reprodutibilidade da versão eletrônica apresentaram resultados sensivelmente superiores aos encontrados na versão impressa (valores de PABAK e correlações bivariadas). Entretanto, para os procedimentos de percentual de concordância e acurácia (Cb), os resultados da versão eletrônica são menos expressivos do que os demonstrados pela VI do WebCas. Nos procedimentos de concordância VI x VE do questionário WebCas, sete das doze variáveis categóricas apresentaram percentuais de concordância superiores a 50%. Com relação ao Kappa Ponderado, 11 (91,6%) dessas variáveis apresentaram valores de Kappa muito bons (K> 0,80). Todavia, essa proporção decaiu com a realização dos procedimentos estatísticos do PABAK, na qual apenas cinco variáveis apresentaram bons valores (> 0,60), em seis das variáveis os valores foram moderados (> 0,41 < 0,60). Quanto aos valores de concordância das variáveis contínuas, hábitos de sono e gasto energético (Kcal/dia), cinco das oito variáveis apresentaram valores de acurácia substancial ou quase perfeita (> 0,95). Por outro lado, 62,5% das variáveis apresentaram valores de correlações entre moderado e forte (r > 0,40 < 0,75). As variáveis que apresentaram os maiores percentuais de concordância entre as réplicas de aplicação do questionário WebCas - VE foram as relacionadas ao consumo de drogas lícitas. No entanto, ao analisar os resultados sob a perspectiva da técnica Kappa Ponderado, 11 (83,3%) variáveis (deslocamento escola, frutas, verduras, doces, salgados, refrigerantes, consumo álcool em doses, embriaguez, consumo cigarro, consumo de álcool nos últimos 30 dias e cochilo/sesta), apresentaram valores de concordância muito bons (K>0,84), quando comparadas pelo PABAK, apenas seis variáveis apresentaram valores classificados como muito bom (K> 0,84). Ao considerar os valores de mediana, o dia mais ativo dos escolares foi o domingo (2060,67 ±1115,29 Kcal/dia; 129 ±102 METS) e o menos ativos (Kcal/dia) foi quinta-feira (1692,98 ±1276,48) e, para os METS (109 ±84) foi segunda-feira. Quando o critério de avaliação da AF foi utilizado a acelerometria, o dia mais ativo dos escolares foi terça-feira Vetor Magnitude Counts Por Minuto (VMCPM): 836,20 ±1053,50; Vetor Magnitude Counts (VMC): 609614,30 ± 129982,40), sendo o dia menos ativo foi segunda-feira VMC: 428951,40 ±885365,00; VMCPM: 573,80 ±712,90). Não foram observadas diferenças significativas em nenhuma das variáveis analisadas quando se comparou as medidas de AF (VMCPM) de acordo com os dias da semana. Os meninos foram considerados mais ativos do que as meninas independente do critério utilizado para avaliar a prática da AF (Teste U Mann-Whitney: Kcal/dia: p< 0,01; VMC: p<0,05; VMCPM: p< 0,02; METS p<0,02). As medidas de AF avaliadas por meio do questionário WebCas (METS), quando confrontadas com as medidas AF dos acelerômetros (VMCPM) demonstram uma correlação de fraca intensidade (rho=0,22; p< 0,001; IC: 0,09 - 0,34) para um dia da semana, moderada intensidade, para a média dos três dias, para os cinco dias da semana (rho=0,48; p< 0,002; IC: 0,10 - 0,78; rho=0,67; p< 0,001; IC: 0,33 - 0,86), respectivamente. Ao comparar a estimativa das horas de sono relatada pelos pais com a estimativa das horas de sono relatada pelos filhos, observou-se uma correlação de moderada intensidade (rho=0,62; p< 0,001; IC: 0,51 - 0,71). Conclusão: o WebCas apresentou coeficientes de reprodutibilidade superiores a 0,95 (Cb) para a maioria de suas variáveis categóricas nas duas versões, VI e VE. As correlações entre as réplicas de aplicação das duas versões do WebCas foram de moderada a forte intensidade para a maioria das variáveis analisadas. Nos procedimentos de concordância VI x VE, na maioria as variáveis analisadas (categóricas e contínuas) os valores de reprodutibilidade foram satisfatórios. Com relação à validade do WebCas, as correlações entre as medidas deste instrumento com as medidas diretas de AF (acelerômetros) podem ser consideradas satisfatórias (1 e 3 dias) e, muito boa para a média dos cinco dias. Dessa forma, acredita-se que o WebCas apresentou índices de reprodutibilidade, concordância e validade satisfatórios o que credencia como um instrumento capaz de ser útil na avaliação dos comportamentos relacionados à saúde de escolares. Palavras Chave: Crianças; Adolescentes; Comportamentos e Questionário Web.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: The usual physical activity, sleeping hours, the frequency of food consumption, alcohol consumption and smoking, are associated with several healthrelated outcomes. In this sense, the present study comprised the development and validation of the electronic questionnaire WebCas. Methods: The study was divided into eight stages: Construction of the printed version (PV) of WebCas questionnaire. Content validation of the WebCas PV. Completion of the focus group study; PV implementation of the electronic version (EV) of WebCas; Compliance procedures between application replicas WebCas PV x EV; Compliance procedures between the EV x EV application replicas; methodological procedures of concurrent validity between objective measures of AF (x WebCas accelerometry). 506 students participated in the eight stages, from 5th to 9th grade of elementary school (9-15 years) enrolled in public and private schools in Curitiba, Paraná. The questionnaire WebCas PV was prepared by adapting other instruments, used in international studies and was divided into seven sessions as follows: (1) Sociodemographic variables; the student code, school, city, shift, date of birth, school system (particularly municipal state, federal), body weight, body height, sex and day to be remembered. (2) Hours of sleep the previous day, hours that went to sleep and woke up hours. (3) Recall the activities undertaken the previous day, consisting of a list of physical activity. (4) Type of transport used for commuting to school. (5) Eating habits (food consumption frequency), (6) consumption of alcoholic beverages and cigarettes; (7) socioeconomic information. The evaluation of Physical Activity (AF objectively measured) was performed using triaxial accelerometers, models ActiGraph GT3X and GT3X+ (ActiGraph; Pensacola, FL). Results: The PABAK reproducibility electronic version indices showed significantly better results than those found in the print version (PABAK values and correlation). However, for compliance and accuracy percentage of procedures (Cb), the results of the electronic version are less expressive than demonstrated by PV of WebCas. In the procedures of agreement (PV x questionnaire EV WebCas), seven of the twelve categorical variables showed higher percentages of agreement to 50%. Regarding the weighted Kappa, 11 (91.6%) of these variables showed very good Kappa values (K> 0.80). However, this proportion fell to the achievement of the PABAK statistical procedures, in which only five variables presented good values (> 0.60) in six of the variables values were moderate (> 0.41 <0.60). As for the agreement values of continuous variables, sleep habits and energy expenditure (Kcal / day), five of the eight variables showed substantial accuracy values or almost perfect (> 0.95). Moreover, 62.5% of variables presented correlation values between moderate and strong (r> 0.40 <.75). The variables that showed the highest percentage of agreement between the replicas of application of WebCas questionnaire - VE were related to licit drugs. However, when analyzing the results from the perspective of technical Weighted Kappa, 11 (83.3%) variables (displacement School, fruits, vegetables, pastries, snacks, soft drinks, alcohol consumption in doses, drunkenness, smoking, alcohol consumption in the last 30 days and nap / snooze), showed very good agreement (K> 0.84) when compared by PABAK, only six variables presented values described as very good (K> 0.84). When considering the median values, the most active day of school was Sunday (2060.67 ± 1115.29 Kcal / day; 129 ± 102 METS) and less active (Kcal / day) was Thursday (1692.98 ± 1276.48) and for the METS (109 ± 84) was Monday. When the evaluation criterion of AF was used accelerometry, the most active day of school was Tuesday Vector Magnitude Counts per Minute (VMCPM): 1053.50 ± 836.20; Vector Magnitude Counts (VMC): 609,614.30 129,982.40 ±), the least active day was Monday VMC: 428,951.40 885,365.00 ±; VMCPM: 573.80 ± 712.90). No significant differences were observed in any of the variables when comparing the AF measures (VMCPM) according to day of the week. The children were considered more active than girls independent criteria used to evaluate the practice of AF (Mann-Whitney U test: kcal/day, p <0.01; VMC: p <0.05; VMCPM: p <0 02; METS p <0.02). AF measures, assessed through the questionnaire WebCas (METS), when confronted with the AF measurements of accelerometers (VMCPM) show a weak intensity correlation (rho = 0.22, p <0.001; CI: 0.09 to 0, 34) for a weekday. In addition, moderate intensity, for the average of three days to five days a week (rho = 0.48, p <0.002; CI: 0.10 to 0.78; rho = 0.67, p <0.001; CI: 0.33 - 0.86), respectively. By comparing the estimated hours of sleep reported by parents with the estimated hours of sleep reported by children, a moderate correlation was observed (rho = 0.62, p <0.001; CI: 0.51 to 0.71 ). Conclusion: WebCas presented reproducibility coefficients higher than 0.95 (Cb) for most of its categorical variables in the two versions, PV and EV. Correlations between replicas of application of the two versions of WebCas were moderate to strong for most of the variables analyzed. In PV x EV agreement procedures in most analyzed variables (categorical and continuous) the reproducibility values were satisfactory. Regarding the validity of WebCas, the correlations between measurements of this instrument with direct measurements of AF (accelerometers) can be considered satisfactory (1 to 3 days) and very good for the average of five days. Thus, it is believed that the WebCas presented reproducibility rates, agreement and satisfactory validity what qualifies as a tool to be useful in the evaluation of health-related behaviors of school. Keywords: Children; Adolescents; Behaviors and Web Questionnaire.-
Formato: dc.format198 p. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Título: dc.titleElaboração, validação e aplicação de um questionário via web para avaliar os comportamentos relacionados à saúde em escolares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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