Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Fidalgo, Mário Cerdeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:07:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:07:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/40386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40386 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Teoria e Prática de Ensino. Defesa: Curitiba, 31/07/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 110-113 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo buscou empreender uma cartografia das aulas de Educação Física Escolar, reconhecendo nos jogos cooperativos um meio para contrapor a lógica competitiva que rege o ensino das práticas corporais e que condiciona esta disciplina a uma relação subserviente ao Esporte. Também para fomentar outros sentidos à experiência corporal e invocar princípios éticos com os quais não se regule os comportamentos dos corpos, mas, sim, explicitem as diferentes necessidades do outro, do diferente que habita cada um. A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida como parte da proposta de intervenção dos estagiários da área de Educação Física inscritos no programa PIBID/UFPR, e responsáveis pelo ensino do respectivo conteúdo junto às turmas do 9° ano da escola onde atuo como professor e supervisor do Programa. Ao sustentar este estudo na filosofia da diferença de Gilles Deleuze (1988) e, mais especificamente, nos princípios do rizoma propostos pela filosofia deste em conjunto com Felix Guattari (1995), novos elementos emergiram para problematizar o ensino dos jogos cooperativos e reconhecer o potencial educativo presente em cada jogo proposto. Os jogos cooperativos foram compreendidos como ferramenta didático-pedagógica que permite operar linhas de fuga numa prática que libera potencialidades de um corpo intenso, e não extenso, como alguém que possui, numa visão deleuziana e guattariana, um corpo sem órgãos. O estudo permite afirmar que nas aulas de Educação Física, por meio do ensino dos jogos cooperativos, é possível gerar novas formas de alunos(as) se relacionarem com o conhecimento e, até mesmo, reconfigurarem a cultura das aulas de Educação Física. Palavras-chave: Corpo. Jogos Cooperativos. Rizoma. Cooperação. PIBID. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study sought to undertake a mapping of classes of Physical Education at School, recognizing the cooperative games a means to oppose the competitive logic that governs the teaching of corporal practices, and that condition this discipline to a subservient relationship to Sport. Also to encourage other senses to the corporal experience and invoke ethical principles with the which does not regulate the behavior of bodies, but explicit the different needs of the other, the different that dwells each one. The empirical part of the research was developed as part of the intervention proposal trainees of Physical Education area enrolled in PIBID / UFPR program, and responsible for teaching the content to the classes of the 9th year of school where I act as a teacher and Program Supervisor. To sustain this study in the philosophy of difference of Gilles Deleuze (1988) and more specifically, in the rhizome principles proposed by his philosophy together with Felix Guattari (1995), new elements emerged to problematize the teaching of cooperative games and recognize the educational potential present in each proposed game. The cooperative games were understood as a didactic and pedagogical tool that allows to operate escape lines in a practice that releases potential of an intense body, and not extensive, as someone who owns a body without organs in Deleuze and Guattari's vision. The study allows us to affirm that in Physical Education classes, through the teaching of cooperative games, it is possible to generate new forms of students to engage with the knowledge and even they reconfigured the culture of Physical Education classes. Keywords: Body. Cooperative games. Rhizome. Cooperation. PIBID. | - |
Formato: dc.format | 123 f. : il. algumas color., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Cartografia dos jogos cooperativos nas aulas de educação física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: