Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Frighetto, Renan, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Zetola, Bruno Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/4035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4035 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Renan Frighetto | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo analisa o discurso sobre a caridade como veículo de legitimaçao do poder episcopal na Antigüidade Tardia. Essa utilizaçao foi possível graças a transformaçao do ideal caritativo imperial romano, conhecido como evergetismo, para um modelo cristao de caridade. Neste, dado o monopólio da intercessao divina que possuíam as hierarquias eclesiásticas, foi possível fomentar um elaborado circuito de donativos cujo maior beneficiário era o próprio clero. De fato, além de apropriarem-se da maior parte das doaçoes, as hierarquias eclesiásticas também verificavam um aumento em seu poder ideológico, uma vez que sua auctoritas era projetada sobre toda a sociedade – ricos e pobres. Assim, percebe-se que a valorizaçao ideológica do pobre, como categoria social em si plena de sentido, atendeu, em parte, aos propósitos de projeçao de poder das hierarquias eclesiásticas. Estudamos mais detalhadamente o caso da cidade de Emerita, fundamentados nas Vidas dos Santos Padres de Mérida, obra redigida por um anônimo diácono dessa cidade por volta do ano 633 com o objetivo de exaltar a memória de seus bispos. Ainda que nao se possa aferir a veracidade do relato, fica evidente em tal fonte a relaçao entre caridade e poder episcopal, entendida como um pressuposto para o autor e, por conseguinte, para seus interlocutores. Dessarte, notamos que conforme determinado bispo houvesse enfrentado maiores contestaçoes ao seu poder, maior foi a necessidade do anônimo autor de exaltar as obras de caridade desse bispo com o intuito de legitimar sua política episcopal. Portanto, o autor buscou, ao enaltecer as supostas obras caritativas desses bispos, centralizar o poder local na figura do bispo católico de Mérida, independentemente de quem ocupasse a cátedra episcopal. Assim, o discurso caritativo cristao, muito mais do que mero amor ao próximo, refletiu a necessidade de legitimaçao e afirmaçao do poder episcopal na Antigüidade Tardia | - |
Formato: dc.format | xi, 195f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - História | - |
Título: dc.title | Discurso caritativo e legitimaçao do poder episcopal na antigüidade tardia : o caso de emerita (550 - 633) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: