
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Louzada, Fernando Mazzilli, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Anacleto, Tamille Stella | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Rafaela da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40350 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40350 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Fernando Mazzilli Louzada | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Tâmile Stella Anacleto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Os adolescentes sofrem o fenômeno natural de atraso de fase, o qual se caracteriza por um atraso nos horários de dormir e acordar. Mecanismos responsáveis pela exacerbação do atraso nos horários de dormir e acordar consistem em fatores externos, como horários escolares, horários de trabalho, uso de mídias eletrônicas e exposição à luz à noite. Com o surgimento de tecnologias mais acessíveis e portáteis, mídias eletrônicas têm sido amplamente utilizadas. A emissão de luminosidade dos monitores e determinados conteúdos acessados podem causar a elevação da atividade mental, especialmente à noite, tornando adolescentes estudantes mais alertas e menos propensos a iniciar o sono. Diante disso buscou-se avaliar o padrão do uso de mídias eletrônicas entre adolescentes urbanos trabalhadores e não trabalhadores, estudantes do ensino médio dos turnos da manhã e da noite. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários em sala de aula sobre padrões de sono e uso de equipamentos eletrônicos. Médias das variáveis do sono, horário de dormir, horário de acordar e duração do sono nos dias letivos e fim de semana, além de médias do tempo de exposição a mídias eletrônicas foram consideradas variáveis dependentes. A comparação das variáveis ocorreu por meio de análise de variância tendo como variáveis independentes o turno e o trabalho. Os quatro grupos amostrais consistiram: manhã/ trabalhadores (n=15); manhã/não trabalhadores (n=39); noite/trabalhadores (n=30) e noite/não trabalhadores (n=13). Resultados apresentaram diferenças significativas entre estudantes da noite trabalhadores e não trabalhadores para as variáveis horário de dormir (p<0,001), horário de acordar (p<0,001) e duração do sono (p<0,001) nos dias letivos. Porém, não houve diferenças entre os grupos de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores da manhã, sugerindo que, para os sujeitos avaliados, a influência do turno escolar sobre as características do sono é mais importante que o trabalho. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Título: dc.title | Padrão de sono e uso de mídias eletrônicas entre adolescentes estudantes dos turnos da manhã e da noite do ensino médio em Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: