Padrão de sono e uso de mídias eletrônicas entre adolescentes estudantes dos turnos da manhã e da noite do ensino médio em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorLouzada, Fernando Mazzilli, 1964--
Autor(es): dc.contributorAnacleto, Tamille Stella-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorRamos, Rafaela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40350-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fernando Mazzilli Louzada-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Tâmile Stella Anacleto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os adolescentes sofrem o fenômeno natural de atraso de fase, o qual se caracteriza por um atraso nos horários de dormir e acordar. Mecanismos responsáveis pela exacerbação do atraso nos horários de dormir e acordar consistem em fatores externos, como horários escolares, horários de trabalho, uso de mídias eletrônicas e exposição à luz à noite. Com o surgimento de tecnologias mais acessíveis e portáteis, mídias eletrônicas têm sido amplamente utilizadas. A emissão de luminosidade dos monitores e determinados conteúdos acessados podem causar a elevação da atividade mental, especialmente à noite, tornando adolescentes estudantes mais alertas e menos propensos a iniciar o sono. Diante disso buscou-se avaliar o padrão do uso de mídias eletrônicas entre adolescentes urbanos trabalhadores e não trabalhadores, estudantes do ensino médio dos turnos da manhã e da noite. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários em sala de aula sobre padrões de sono e uso de equipamentos eletrônicos. Médias das variáveis do sono, horário de dormir, horário de acordar e duração do sono nos dias letivos e fim de semana, além de médias do tempo de exposição a mídias eletrônicas foram consideradas variáveis dependentes. A comparação das variáveis ocorreu por meio de análise de variância tendo como variáveis independentes o turno e o trabalho. Os quatro grupos amostrais consistiram: manhã/ trabalhadores (n=15); manhã/não trabalhadores (n=39); noite/trabalhadores (n=30) e noite/não trabalhadores (n=13). Resultados apresentaram diferenças significativas entre estudantes da noite trabalhadores e não trabalhadores para as variáveis horário de dormir (p<0,001), horário de acordar (p<0,001) e duração do sono (p<0,001) nos dias letivos. Porém, não houve diferenças entre os grupos de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores da manhã, sugerindo que, para os sujeitos avaliados, a influência do turno escolar sobre as características do sono é mais importante que o trabalho.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Título: dc.titlePadrão de sono e uso de mídias eletrônicas entre adolescentes estudantes dos turnos da manhã e da noite do ensino médio em Curitiba-
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