Construção da identidade e escolhas no acesso ao ensino superior : processos de mudança e trabalho psíquico

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Autor(es): dc.contributorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/4028-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4028-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Helga Loos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionAG - Litoral a Agrárias vai repatrimoniar exemplar, porém observar que o tombo ainda duplica com Jurídicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação superior tem sido considerada uma forma privilegiada de acesso a melhores condições de vida. Anualmente, cerca de dez candidatos por vaga se inscrevem para o acesso rs universidades públicas. A universidade é um campo de pluralidade, diversidade, embate, construção de teorias e espaço de dar voz. A maioria das pessoas que buscam a universidade tem como expectativa a formação profissional. Entretanto, tornar-se profissional é uma questao inquietante, pois exige o desenvolvimento da capacidade de propor alternativas sustentáveis e éticas para os desafios pessoais e coletivos de determinado momento histórico, conciliando condições objetivas e desejos. Imersos em mudanças sociais intensas, os candidatos ao ensino superior processam psiquicamente trabalhos substanciais que afetam sua subjetividade. A representação da identidade faz parte da condição do homem como ser produtor e produzido em dada realidade social. Nao se pode abrir mao da representação de si próprio, mesmo que ela só possa ser apreendida em parte. Orientada por múltiplas identificações, a identidade nao comporta o todo psíquico, porém tem importante funçao relacional, apresentando o sujeito e diferenciando-o dos demais. Conviver melhor com a própria diferença e com as diferenças nos outros é propício a qualidade das interações, respossibilidade de sair da estagnação e viver mudanças. A escolha é um processo complexo, com implicaçoes cognitivas, afetivas, conativas e sócio-históricas, no qual a maneira como o indivíduo se percebe desempenha um papel fundamental. O trabalho psíquico de elaboraçao de lutos que se impoe em momentos de transiçao, como a adolescência, é imprescindível para a liberaçao dos recursos subjetivos que podem se renovar pela condição de fazer-se reconhecer e estabelecer trocas. Neste estudo foram investigadas as autorepresentações dos candidatos ao acesso nos cursos de graduação da UFPR em 2005 e os dados dos questionários sócio-educacionais de inscrição para o vestibular no período 2001-2006. Por intermédio de questionários, pesquisaram-se as concepções de 558 estudantes durante suas experiencias no vestibular e no registro academico. Fundamentadas na literatura (relativa a adolescência e início da idade adulta, construção da identidade, escolhas, desenvolvimento, educação e profissionalização), as análises conduziram à visualização de operadores do conceito de auto-representação, articulados em dois eixos - eixo estabilizador (engajamento, relacionamento) e eixo de transição ou movimento (capacidade de superar e empreender) e quatro pontos de conflito (resistência e/ou empuxo ao movimento), representados pelo medo, o isolamento, a insatisfação e a exclusão. O modelo elaborado de Escala de Auto-representação, mesmo estando em fase de confirmação, oferece várias possibilidades de interpretação do conceito e, aplicado em diferentes subgrupos, pode contribuir para ampliar a compreensão dos elementos que se entrelaçam na liberação ou no bloqueio de recursos subjetivos nos processos de mudança.-
Formato: dc.formatx, 269 f. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleConstrução da identidade e escolhas no acesso ao ensino superior : processos de mudança e trabalho psíquico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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