Planejamento básico de comunicação : estudo de caso : Sindicatos Patronais do Comércio

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Autor(es): dc.contributorSilva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorBregola, Rodrigo Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40279-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Danielle Mantovani-
Descrição: dc.descriptionProjeto (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Sistema Sindical patronal é fundamental na representatividade dos interesses e anseios do setor produtivo junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Os sindicatos são mantidos pela contribuição anual obrigatória por lei, devida pelas empresas que participam de uma categoria econômica em favor do respectivo sindicato empresarial. Apesar da contribuição sindical ser impositiva, a filiação da empresa a um sindicato é facultativa. Por isso, para atrair maior número de associados e atuar de maneira assertiva, a entidade representativa precisa estabelecer um fluxo de comunicação apropriado com as empresas. Considerando o exposto, o presente estudo analisa as características dos principais meios de comunicação e técnicas de marketing, com a finalidade de elaborar um modelo de projeto de comunicação institucional para entidades sindicais patronais do comércio de bens, serviços e turismo. Como resultados, verificou-se a necessidade de uma pesquisa para identificação do perfil do empresário representado, cujo modelo é apresentado neste trabalho. Também foi desenvolvida uma ferramenta básica para auxiliar os sindicatos com menor estrutura comunicacional e poucos recursos, com base no Ciclo PDCA. Esta ferramenta pode servir como ponto de partida para que as entidades sindicais formulem estratégias de comunicação e marketing e implementem campanhas visando fortalecer sua imagem institucional junto a público-alvo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectSindicatos-
Título: dc.titlePlanejamento básico de comunicação : estudo de caso : Sindicatos Patronais do Comércio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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