Políticas de ensino religioso e educação das relações étnico-raciais no Brasil

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Sergio Luis do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:24:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:24:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/40271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40271-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 225-238-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste estudo se efetuou como proposta de tese a análise das políticas de Ensino Religioso no Brasil, confrontando o trato da disciplina com a implementação da prática curricular com os artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (modificada pelas Lei 10.639/03 e 11.645/08).Tendo como objeto de análise: Os atos normativos que regulamentam o Ensino Religioso nos estados da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná); as Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Ensino Religioso e o Caderno Pedagógico de Ensino Religioso da Secretária de Estado da Educação do Paraná; os Boletins e Apostilas de formação da Associação Inter-Religiosa de Educação (ASSINTEC). Tais atos normativos foram confrontados com os documentos construídos com consultas públicas pelos movimentos sociais e cidadãos, como o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) de 1999 (publicado em 2002) e de 2009; relatórios finais das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial de 2005 e 2009 (CONAPIR); o relatório final da Conferência Nacional de Educação de 2010 (CONAE) juntamente com o caderno de emendas e o documento de referencia da (CONAE) do Estado do Paraná. A análise foi produzida nos contextos interpretativos da teoria da ideologia (THOMPSON, 1995) e dos estudos contemporâneos sobre discursos racistas. Conclui-se que programas e muitas iniciativas foram normatizadas em textos de lei, mas, no campo da aplicação e normativas que orientam essas práticas ficaram, segundo a análise empreendida na tese, muito no campo da superficialidade. As políticas públicas implementadas em resposta às reivindicações dos movimentos sociais se organizaram mais em acomodação e dissimularam ações. O que podemos referendar na análise dos documentos dos pareceres, resoluções, dos Boletins Informativos da ASSINTEC, e da Diretriz Curricular do Paraná é que a ponte entre as novas narrativas das formas simbólicas exigidas pelos movimentos sociais negros por meio de pesquisas, reivindicações e projetos de lei foram e são diluídos em "doses homeopáticas". Palavras-chave: Ideologia. Ensino Religioso. Raça. Racismo. Políticas públicas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study proposes to analyze Religious Education policies in Brazil, comparing the treatment of this subject after implementation of curricular practices to Articles 26A and 79B of the Directives and Bases of National Education Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, amended by Laws 10.639/03 and 11.645/08). The objects of analysis were the normative acts regulating religious education in southern states (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná); the Curriculum Guidelines for Primary Teaching of Religious Education and the Religious Education Pedagogical Documents of the Secretary of Education for the State of Paraná; the Reports and Educational Booklets of the Interreligious Education Association (Associação Inter-Religiosa de Educação, ASSINTEC). The aforementioned regulations were compared to the documents drafted from public consultations with social groups and citizens, such as the National Plan for Human Rights (PNDH), from 1999 (published in 2002 and 2009; final reports of the National Conferences for the Promotion of Racial Equality (CONaPiR) from 2005 and 2009; the final report of the Conference on National Education (CONAE) from 2010 and the set of amendments and the reference document of (CONAE) of Paraná State. The analysis was produced within the interpretive context of the Theory of Ideology (THOMPSON, 1995) and the contemporary studies on racist discourse. It was concluded that that programs and many initiatives were standardized into law texts, however, in the scope and normatives that guide these practices were, according to this study, in the field of superficiality. The public policies implemented in response to social movements claims were organized in dissimulate and dissimulate actions. We can refer to the analysis of documents, resolutions, ASSINTEC newsletters and Curriculum Guidelines of Parana State is that the bridge between the symbolic forms of expression demanded by the black social movements and through surveys, claims and law projects had and have been gradually dissolved. Keywords: Ideology. Religion. Race. Racism. Public policies.-
Formato: dc.format248 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titlePolíticas de ensino religioso e educação das relações étnico-raciais no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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