Aplicação da análise do Custo/Volume/Lucro (CVL) para em uma empresa de médio porte do ramo varejista de calçados e artigos esportivos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVoese, Simone Bernardes, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorNeves, Patricia Oliveira Santos, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40270-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Simone Bernardes Voese-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO mundo dos negócios esta cada vez mais competitivo, esse novo ambiente empresarial, que está em constantes mudanças, exige dos empresários o desenvolvimento de estratégias eficazes para a permanência de suas empresas no mercado. A contabilidade de custos apresenta ferramentas que, se aplicadas de maneira correta, podem ser utilizadas pelos empresários como um diferencial competitivo. Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos relacionados à contabilidade de custos bem como uma das ferramentas gerenciais utilizadas para auxiliar no processo decisório dentro das empresas. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso, pois será desenvolvido um caso prático da aplicação da análise Custo-Volume-Lucro utilizando-se dados reais de uma empresa de médio porte do ramo de comércio varejista de calçados e artigos esportivos. Por meio dos demonstrativos contábeis fornecidos pela empresa, além da formação do preço de venda, serão calculados a Margem de contribuição o ponto de Equilíbrio (Contábil, Financeiro e Econômico), Margem de Segurança e Grau de alavancagem (Operacional e Financeiro) e posteriormente serão analisados os resultados obtidos que certamente possibilitaram aos proprietários conhecer melhor a situação da empresa. Finalmente, após o desenvolvimento das ferramentas citadas acima, denota-se que a empresa, apesar de possui resultados positivos, precisa desenvolver uma análise detalhada de dois produtos em especial (meias e agasalhos). As informações obtidas demonstram ainda que a empresa precisa melhorar seus controles internos fazendo uma separação mais criteriosa dos gastos fixos e variáveis. Em linhas gerais conclui-se que as informações obtidas neste trabalho, podem contribuir significativamente para melhorar o desempenho da empresa analisada contribuindo para sua consolidação no mercado.-
Formato: dc.format1 arquivo (63 p.) : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleAplicação da análise do Custo/Volume/Lucro (CVL) para em uma empresa de médio porte do ramo varejista de calçados e artigos esportivos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.