Análise crítica do planejamento estratégico em pequenas e grandes empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorEgidio, Patricia da Silva, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:57:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:57:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40268-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Márcia Bortolocci Espejo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O planejamento estratégico de negócios é fundamental para orientar a empresa na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e os serviços que irá oferecer aos seus clientes, contribuindo para a identificação da viabilidade do negócio. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma análise crítica sobre o planejamento estratégico da empresa Techint Engenharia e Construção S.A, considerando o processo de administração, visão estratégica e a importância do planejamento para pequenas e grandes empresas. Os objetivos específicos são: definir o termo empreendedorismo e suas características; conceituar o planejamento estratégico; evidenciar as técnicas de análise ambiental e as características do plano de negócios; analisar a gestão financeira; estudar o planejamento estratégico da empresa Techint Engenharia e Construção S.A; avaliar a viabilidade de um planejamento estratégico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo de caso, onde foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Adotou-se nesta pesquisa o método exploratório, com levantamento bibliográfico. Em razão do planejamento estratégico servir de base para qualquer empresa, tornou-se interessante ressaltar que ele não é sinônimo de satisfação dos clientes e de vantagens financeiras, como pode-se verificar no prejuízo que a empresa Techint teve em 2013, mas o que se observou-se e convém ressaltar aqui é que o planejamento estratégico torna-se fundamental em qualquer empresa, em razão de balancear os gastos e prejuízos, e os empresários poderem planejar cada passo com mais segurança sem que se tenham grandes perdas nos negócios.-
Formato: dc.format1 arquivo (60 p.) : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Título: dc.titleAnálise crítica do planejamento estratégico em pequenas e grandes empresas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.