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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gernet, Marcos de Vasconcellos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Kraiczei, Tatiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/40189 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40189 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos de Vasconcellos Gernet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Por definição, restinga é o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades estão distribuídas em mosaicos, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica, sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do que do clima. A região do litoral do Paraná, no que se refere à este ecossistema, passou e passa por grandes impactos ambientais, pois em muitos locais a vegetação já foi em grande parte suprimida por paisagismo artificial e pela expansão imobiliária. Em outras áreas, visualmente prevalecem as espécies exóticas, dando a impressão que pouco restou de um ambiente original. O trabalho realizado teve como proposta a análise de áreas, escolhidas aleatoriamente, na faixa litorânea do município de Matinhos, para utilizar como ferramenta de educação ambiental. Foram escolhidos três balneários e em cada um, delimitadas três áreas com 1m² cada, fazendo-se a contagem das plantas que ali se desenvolvem e verificar o percentual de espécies nativas e exóticas, bem como verificar os fatores que influenciam no desenvolvimento destas plantas, sejam eles naturais ou antrópicos. O estudo demonstrou o contrário do que se imaginava, pois acreditava-se que em todas as áreas a predominância seria de espécies exóticas, porém não foi o que a pesquisa demonstrou. Por meio de amostragem foi possível verificar que em algumas áreas a incidência maior foi de espécies nativas. Ainda assim, não são todas as áreas que apresentam essa estatística, mas de qualquer modo é preciso preservar as exóticas que também auxiliam na conservação do pouco que resta deste ambiente. Conclui-se a partir do trabalho que houveram algumas iniciativas de preservação por parte do poder público e da comunidade, no entanto, ainda existem diversos fatores que impedem a regeneração e o desenvolvimento das plantas, como abordado no trabalho. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Restingas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas exoticas - Aspectos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vegetação - Mapeamento - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | - |
Título: dc.title | Estudo de caso em três áreas de restinga no litoral do Paraná, como ferramenta de educação ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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