Cultura e lazer como agentes de desenvolvimento social

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Autor(es): dc.contributorFerrari, Ana Josefina, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Gestão Desportiva e do Lazer-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabricio Marques da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:34:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:34:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/40150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/40150-
Descrição: dc.descriptionOrientação: Ana Josefina Ferrari-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo dessa pesquisa é analisar quais os elementos necessários para promover uma integração e diálogo entre Pontos de Cultura (formais e nãoformais)2 , parte integrante do programa "Cultura Viva" do Ministério da Cultura e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), programa do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de uma proposta de articulação dos objetivos dos dois programas com noções teóricas de lazer, cultura e lúdico. Acreditamos que o diálogo entre as duas instâncias poderá contribuir como apoio ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Embora sejam programas diferentes, de Ministérios diferentes, observamos que existem pontos em comum que podem ser explorados. A proposta inicial compreende articular os elementos dos pontos de cultura, formais e nãoformais, e dos PETI, que possam harmonizar atividades de forma lúdica como espaço de lazer e lazer cultural com oficinas de dança e música, bem como outras atividades culturais, tendo como ponto de partida uma pesquisa feita com crianças e adolescentes do PETI. Neste trabalho, os temas são abordados com base na realidade de crianças e adolescentes a partir da visão de um Ponto de Cultura nãoformal (a "Casa da Cultura, em Matinhos-Pr), um Ponto de Cultura formal (a Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares em ParanaguáPr) e o PETI de Matinhos-Pr. Para tanto, foi realizada inicialmente uma Pesquisa Bibliográfica, assim como efetuamos Observação Participante e Saídas de Campo, além de Entrevistas de História Oral-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão desportiva e do lazer - Litoral do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectMonografias - Graduação em Gestão Desportiva e do Lazer-
Título: dc.titleCultura e lazer como agentes de desenvolvimento social-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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