Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Galhart, Anna Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:56:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:56:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/39983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39983 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/07/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: f.127-133 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na sua vertente temática, como metodologia para coleta de dados, entrevistando os alunos que estudaram nas cinco instituições de ensino, dirigidas pela Congregação das Irmãs da Sagrada Família, em Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Anchieta. Além das fontes orais, que foram transcritas e textualizadas, compuseram a pesquisa documentos e imagens. Buscou-se possibilitar uma interlocução entre as narrativas, através de contos, que são narrativas sobre narrativas, a partir de uma leitura horizontal, à luz do conceito de exotopia. A opção por fontes narrativas, orais e imagens, permitiu traçar um cenário acerca da Alfabetização Matemática, em diferentes espaços e tempos. Palavras-chave: Educação Matemática. Alfabetização Matemática. História Oral. Instituições Escolares. Campo Largo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research proposes to constitute narrative sources on Mathematical Literacy, covering the first segment of Elementary School. To achieve this proposal, we used the Oral History, in its thematic aspect, as a methodology for data collection, interviewing students who studied in the five educational institutions run by the Congregation of the Sisters of the Holy Family in Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família and Escola Municipal Anchieta. In addition to the oral sources, which were transcribed and textualized, documents and images composed the research. It was attempted to facilitate a dialogue between the narrative, through tales, which are narratives on narratives, from a horizontal reading in the light of exotopy concept. The choice of narrative sources, oral and images, allowed us to outline a scenario about Mathematical Literacy in different spaces and times. Keywords: Mathematics Education. Literacy Mathematics. Oral history. School institutions. Campo Largo. | - |
Formato: dc.format | 349 f. : il., algumas color., maps.,tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: