A importância do custo na formação do preço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Luiz Rogério, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Flávio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39940-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Luiz Rogério Farias-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Pesquisa (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O preço é um elemento importante para a organização, pois representa a forma como ela se posiciona frente a seu público-alvo, o fluxo de recursos que entrará em seu caixa e ainda permite ter uma dimensão que como estão seus custos. Frente a um mercado cada vez mais concorrido, exigente e competitivo, o preço também pode assumir papel de diferencial competitivo. Buscando ampliar os conhecimentos relacionados a custos, preços e sua formação, desenvolveu-se esta pesquisa, cujo percurso metodológico foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral do trabalho foi esclarecer a importância do custo na formação do preço. Os objetivos específicos foram: a) Discorrer sobre os principais aspectos relacionados a custos; b) Apontar os métodos de custeio mais relevantes; c) Descrever a formação de preços; d) Identificar de que forma o custo impacta na formação de preço. Concluiu-se que independentemente da metodologia utilizada para a formação do preço, os custos são elementos essenciais para a sua formação, já que representa o nível mínimo que a organização deverá cobrar para manter-se sustentável. Se a empresa cobrar um preço inferior a seus custos, terá prejuízos e dificilmente conseguirá se sustentar ao longo dos anos. Atualmente outros aspectos foram incorporados a essa análise, especialmente, a percepção de valor do cliente sobre o produto, que determina qual é o valor máximo a ser cobrado. Sendo assim, essa quantia limita quais podem ser os custos organizacionais para que sua continuidade não seja comprometida.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Determinação-
Palavras-chave: dc.subjectCusto-
Palavras-chave: dc.subjectOrçamento-
Título: dc.titleA importância do custo na formação do preço-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.