Balanced Scorecard adaptado para implantação em micros empresas : estudo de caso da implantação do BSC na BIG FHILL sonorização / soluções automotivas

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Autor(es): dc.contributorWildauer, Egon Walter, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Deivid Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:24:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:24:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39922-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauer-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No Brasil existe o desejo de parte da população em ter seu próprio negócio, neste viés, muitos querem ser empresários para se tornar independente quanto a sua jornada de trabalho, para uma rápida ascensão social, pelo sonho de ser dono de algo, entre outros anseios, na busca pelo sonho muitos acabam empreendendo de forma intuitiva, muitas vezes equivocada, fazendo com que o negócio frequentemente vá à beira da falência, na busca por socorro imediato, muitos empresários contratam consultorias e buscam ferramentas de gestão, que na maioria dos casos não servem para suas realidades, dificultando ainda mais a sobrevivência da empresa. O presente estudo mostra algo similar a essa realidade da administração empírica, onde dois amigos tinham um hobby em comum, que virou um empreendimento, e que em determinado período começou a surgir à necessidade de uma melhor gestão para a sobrevivência da empresa. O estudo de caso da BIG FHILL mostra a implantação do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão, instrumento este desenvolvido no início dos anos 90, por Norton e Kaplan professores da Harvard Business School. O BSC teve que ser adaptado a realidade da empresa, e para isso foi utilizado como norte os estudos de Ottoboni, Walter e Kliemann que já haviam desenvolvidos modelos de BSC que permitiam maior facilidade de aplicação em micro empresas. Em sua aplicação, o BSC foi dividido em três passos e seis tarefas, que englobaram todos os processos como a sensibilização dos funcionários, a criação do Mapa Estratégico, Missão, Visão, Valores, entre outros itens particulares de cada etapa, por fim o trabalho nos mostra as mudanças conseguidas pela implantação do sistema de gestão, bem como a programação de suas futuras revisões.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Título: dc.titleBalanced Scorecard adaptado para implantação em micros empresas : estudo de caso da implantação do BSC na BIG FHILL sonorização / soluções automotivas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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