Gestão do organizações escolares e resultados : estudo de caso de dois Municípios da Região Metropolitana de Curitiba/PR

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Autor(es): dc.contributorRese, Natália, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Sílvio Brandão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:14:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:14:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/39873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39873-
Descrição: dc.descriptionInclui apêndices-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Natália Rese-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 26/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: f.154-158-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho trata da descrição e análise da gestão estratégica e dos resultados de quatro Escolas das Redes Municipais de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, sendo duas escolas da Rede Municipal de Campo Largo, Paraná e duas de São José dos Pinhais, Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de caso. Os dados necessários para a pesquisa foram coletados da realidade da direção escolar, através de entrevistas, observações e através de documentos. Adotou-se a análise de conteúdo para que à luz de estudos sobre governança, gestão estratégica os dados fossem analisados. Para a realização da análise dos dados foram estruturadas duas etapas: primeiramente, os casos foram analisados individualmente considerando as cinco categorias de análise determinadas para o estudo; a segunda etapa promoveu a análise cruzada. Para esta os resultados individuais dos casos foram comparados entre si, da mesma forma estruturada a partir das mesmas cinco categorias de análise. A análise proporcionou a obtenção de resultados que indicam que (a) o contexto de políticas educacionais é semelhante em todos os casos, porém aspectos de governança são diferenciados; (b) as escolas contam com resultados desejados, contudo não contam com resultados pretendidos delineados de forma clara; (c) quando nos casos observados foram adotadas estratégias deliberadamente com a intenção de modificar os resultados do IDEB, o movimento do índice correspondeu ao pretendido nos processos de gestão estratégica das escolas; (d) o resultado pretendido, simbolizado pelo IDEB ajuda a guiar a formulação e a gestão estratégica das escolas; (e) existe influência da governança governamental no fazer estratégia destas organizações, assim como a gestão e envolvimento internos e dos diferentes stakeholders também impacta no resultado alcançado. Para concluir, a pesquisa, indica a necessidade de aprofundamento das discussões no campo de administração de escolas públicas. Palavras-chave: Governança; Gestão Estratégica; Políticas Públicas para Educação; Resultados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study deals with the description and analyses of strategic management and of results on national testing of four public schools in towns from the Metropolitan area of Curitiba, Paraná, Brazil. Two of the schools are located in Campo Largo and the other two are in São José dos Pinhais. The research is of qualitative nature and the strategy adopted was that of case studies. The data necessary for the research was collected from the reality stance of the schools principals through interviews, observation and documents. The analysis of the content was done in light of the studies on governance and strategic management studies. The analysis of the data collected was structured in two phases: first the cases were analyzed individually considering the five analysis categories determined for this study; the second phase provided the crossing of the data and analysis. For the analysis of the crossing data the individual results were compared among themselves, all structured within the five analysis categories. The analysis provided the results that indicate that (a) the educational policies context was similar in each case, however the governance aspects were different; (b) the schools count on receiving the desired results, nevertheless do not anticipate the results in a structured and clear way; (c) when strategies had been purposefully adopted with the intention of modifying the results obtained in the IDEB the shift in results corresponded to that proposed by the strategic management of the schools; (d) the desired results, symbolized by IDEB help to guide the formulation and the strategic management of the schools; (e) governmental governance influence is perceived in the organizations strategy making, and it is also possible to perceive that the management and the involvement of different stakeholders impacts the results obtained as well. In conclusion, the research points out the need for a more profound discussion in the field of administration within the public schools. Key words: Governance; Stategic Manegement; Public Education Policies; Results.-
Formato: dc.format171 f. : il., algumas color., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleGestão do organizações escolares e resultados : estudo de caso de dois Municípios da Região Metropolitana de Curitiba/PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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