Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ricardo Rodrigues, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Camara, Fernando Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39827 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Me. Ricardo Rodrigues Monteiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 29/11/2014. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p.22-24 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho associa-se a uma estratégia básica de ensino que propõe privilegiar o papel essencial da escola como instituição social responsável pela transmissão de conhecimentos através da leitura e escrita. Ainda assim, considera as críticas ao caráter discriminatório do sistema escolar como teorias associadas ao reprodutivismo, isto é, as visões idealizadas das escolas foram desmitificadas através dos problemas crônicos que foram se acentuando como a evasão e repetência escolar nos últimos anos.Este estudo que por ora se apresenta, tem como objetivo efetuar um levantamento teórico sobre o processo formal e formação de leitores no Brasil, comprovando uma heterogeneidade que questiona a escola em desenvolvimento diante, sobretudo, do ensinamento da leitura e da escrita. Além disso, esse projeto confere a formação do leitor à reconstrução utilizada na dialética do ensino público e privada, que renova o conceito de ensino como um fenômeno complexo em que interferem nas condições de quem aprende e de quem ensina em suas múltiplas interações. Os condicionantes internos e externos da escola, compartilhada na aprendizagem e no ensino. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento político | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação geográfica | - |
Título: dc.title | Formulação e planejamento de políticas públicas com auxílio de Sistema de Informações Geográficas - SIG | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: