Planejamento estratégico para empresa de pequeno porte do setor de estética

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Autor(es): dc.contributorCunha, Cleverson Renan da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorTomio, Aline Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39751-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cleverson Renan da Cunha.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em um cenário dinâmico e competitivo como o atual, a melhoria contínua passou a ser um requisito básico da gestão para potencializar o desempenho de empresas. Para auxiliar a gestão, um dos principais instrumentos utilizados é o planejamento estratégico, ferramenta esta, que proporciona uma análise de eventos passados para construir o caminho ao alvo futuro. Por oportuno, vale ressaltar que são as estratégias utilizadas neste caminho que irão proporcionar o alcance dos objetivos. A falta de maturidade em planejamento e gestão são os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade. Em consequência, a quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos. Os motivos vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Diante do exposto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma metodologia de planejamento estratégico para a micro e pequena empresa. Tal proposta foi baseada nos conceitos e formalizações direcionados à grande empresa e adaptado às características e particularidades do pequeno negócio. O modelo proposto foi implantando numa clínica médica que atua em tratamentos de emagrecimento, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. A metodologia adotada foi prática e de fácil compreensão, além disso, auxiliou o gestor na tomada de decisão e por sua vez, acabou por adotá-lo como instrumento de gestão.-
Formato: dc.format1 arquivo (64 p.) : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectBeleza física - Tratamento-
Título: dc.titlePlanejamento estratégico para empresa de pequeno porte do setor de estética-
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