Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martines, Isabel Cristina, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Giuliana Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39564 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Ms. Isabel Cristina Martines | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 2014. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p.33-35 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esse artigo de especialização tem como objetivo conhecer a realidade da interculturalidade e do bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná. Propõe-se também identificar o número de escolas bilíngues construídas nas comunidades indígenas, levantar o número de crianças e adolescentes que vivem na comunidade indígena e quantos estão matriculados e frequentando a escola indígena, verificar no Projeto Pedagógico dessas escolas, quantas estimulam a cultura local, verificar quantas comunidades indígenas não possuem escolas na comunidade e se frequentam escola não indígena qual impacto ocasionado na comunidade e estudar o direito a cultura e o intercambio cultural, previsto nas legislações e práticas educacionais no Brasil e particularmente no Paraná. Essa pesquisa envolveu pesquisas já realizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento da Diversidade - Coordenação da Educação Escolar Indígena e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos - Área das Comunidades Indígenas. Apresentaram-se os resultados da coleta de dados obtidos por meio das pesquisas já realizadas, leis, legislações e documentos oficiais. Objetivou-se, com essa pesquisa, colaborar com a discussão referente ao trabalho de educação escolar com população indígena levando em consideração os entraves deste processo. Teve ainda como principal objetivo oportunizar uma reflexão a respeito da defesa de igualdade e garantia dos direitos sociais a esta população. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (35 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo - Paraná | - |
Título: dc.title | A interculturalidade e o bilinguismo nas escolas indígenas do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: