Comunicação interna, endomarketing ou marketing interno?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Shirlei Miranda-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorSouza, Elton Muniz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Shirlei Camargo.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Administração de Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta de forma teórica uma revisão das perspectivas de comunicação interna, marketing interno e endomarketing. Tem por objetivo resgatar seus conceitos, destacar suas semelhanças, disparidades e sinergia. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais relevantes para que o colaborador vivencie e se engaje na cultura e no planejamento estratégico de uma empresa. Porém, enquanto a comunicação interna orienta-se para os colaboradores, existe o marketing interno que reúne seus esforços no cliente final por meio do cliente interno. Já no endomarketing, a empresa torna-se o produto e o foco é o cliente interno. No entanto, estes termos têm sido explorados erroneamente de maneira indissociável, além de que há muitos debates ensaiando o endomarketing, mas poucas organizações entendem o âmago desta poderosa ferramenta de gestão. Enfim, o presente artigo contribui com o esclarecimento de importantes áreas relevantes para treinar bem seus colaboradores para que aprendam a pensar e identificar as necessidades dos clientes. Afinal, a era da informação tem influenciado os rumos do marketing focando cada vez mais no atendimento de clientes, ou seja, os pontos de discussão não são mais os produtos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEndomarketing-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Título: dc.titleComunicação interna, endomarketing ou marketing interno?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.