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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Lenir Maristela, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Charles Fernando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39550 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39550 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Dra. Lenir Maristela Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo da proposta educacional do MST como possibilidade de rompimento com o domínio sociocultural do sujeito, o qual é subjugado na sua condição social, cultural e intelectual, resultando em uma subalternização econômica. O projeto pedagógico do Movimento do MST construído paralelo a sua luta contra a expropriação da terra, emerge como estratégia de resistência e enfrentamento as condições desumanas de exploração impostas pelo poder dominante. O seu projeto educacional alternativo se contrapõe à educação formal, do Estado, o qual alimenta a lógica capitalista opressora através de conteúdos e metodologias voltadas para perpetuação deste sistema. O que o MST propõe é uma educação dirigida para a consolidação de uma cultura política do direito à terra, do direito a edificar o seu modo de produção social e material. O princípio da educação alternativa tem como pressuposto a intenção da reforma da educação para modificá-la e adequá-la à condição sociocultural de determinando grupo social, contemplando os seus aspectos particulares em busca da garantia de seus interesses, provocando assim, mudanças estruturais na sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ([16] p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento Sem Terra | - |
| Título: dc.title | O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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