O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito

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Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorMartins, Charles Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39550-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Lenir Maristela Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta um estudo da proposta educacional do MST como possibilidade de rompimento com o domínio sociocultural do sujeito, o qual é subjugado na sua condição social, cultural e intelectual, resultando em uma subalternização econômica. O projeto pedagógico do Movimento do MST construído paralelo a sua luta contra a expropriação da terra, emerge como estratégia de resistência e enfrentamento as condições desumanas de exploração impostas pelo poder dominante. O seu projeto educacional alternativo se contrapõe à educação formal, do Estado, o qual alimenta a lógica capitalista opressora através de conteúdos e metodologias voltadas para perpetuação deste sistema. O que o MST propõe é uma educação dirigida para a consolidação de uma cultura política do direito à terra, do direito a edificar o seu modo de produção social e material. O princípio da educação alternativa tem como pressuposto a intenção da reforma da educação para modificá-la e adequá-la à condição sociocultural de determinando grupo social, contemplando os seus aspectos particulares em busca da garantia de seus interesses, provocando assim, mudanças estruturais na sociedade.-
Formato: dc.format1 arquivo ([16] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Sem Terra-
Título: dc.titleO projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito-
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