Padronização das rotinas administrativas : a partir do estudo das disciplinas de aprendizagem de Peter Senge

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCervi, Roberto, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade-
Autor(es): dc.creatorDordal, Verônica Pereira Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39535-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Roberto Cervi-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A falta de padronização nos processos causa retrabalho nas atividades diárias e desfavorece a competitividade no mercado. Desta forma, o objetivo do presente artigo é demonstrar que as cinco disciplinas de aprendizagem de Peter Senge, são ferramentas que auxiliam as organizações a traçar melhorias no ambiente organizacional interno, contribuindo para o despertar do aprendizado, do entendimento e engajamento dos colaboradores na implantação da padronização das rotinas administrativas no setor de cursos livres. Para isso foi elaborado um instrumento de coleta de dados, aplicado aos colaboradores. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa exploratória. Os resultados demonstram que os colaboradores acreditam que a padronização facilitará o andamento das rotinas, porém aponta que o projeto de implantação não é importante. Observa-se a falta de visão dos indivíduos e dos objetivos claros da organização. A adoção destas disciplinas propiciará a organização a maximizar a utilização dos seus recursos, aumentar a produtividade e o um melhor posicionamento no mercado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectRotina no trabalho-
Título: dc.titlePadronização das rotinas administrativas : a partir do estudo das disciplinas de aprendizagem de Peter Senge-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.