Fenômeno colaborativo nas organizações : o Crowdsourcing nas atividades do profissional de relações públicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorNeves, Camila Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39515-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Claudia Irene de Quadros-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Na busca por adequar-se aos novos meios de comunicação online e trabalhar o relacionamento com os públicos diante dessa mudança de comportamento dos usuários na Web 2.0, o Relações Públicas apoia-se em ferramentas e culturas inovadoras, como o crowdsourcing. Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem o surgimento do fenômeno colaborativo para, a partir disso, estabelecer conexões entre o crowdsourcing e as atividades desempenhadas pelo profissional de Relações Públicas. Com pesquisas bibliográficas fornecendo a base teórica e a análise dos cases "MyBarackObama" e "Mein Burger" mostrando as aplicações práticas, conseguiu-se reafirmar os pontos sugeridos nas hipóteses do projeto, isto é, o crowdsourcing se encaixa no perfil profissional de Relações Públicas, apresenta-se como uma ferramenta inovadora e de baixo custo dentro das organizações e está diretamente relacionado ao desenvolvimento do RP 2.0. O ponto de destaque da pesquisa foi conseguir expor uma função que vai além das tradicionais e que funde relacionamento e estratégia, resultando na conquista de novos públicos, fidelização, criação de novos produtos e serviços, além de lucro e, consequentemente, um melhor posicionamento de mercado-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação digitais-
Palavras-chave: dc.subjectRelações publicas-
Título: dc.titleFenômeno colaborativo nas organizações : o Crowdsourcing nas atividades do profissional de relações públicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.