
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Quadros, Cláudia Irene de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Camila Macedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39515 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39515 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Claudia Irene de Quadros | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Na busca por adequar-se aos novos meios de comunicação online e trabalhar o relacionamento com os públicos diante dessa mudança de comportamento dos usuários na Web 2.0, o Relações Públicas apoia-se em ferramentas e culturas inovadoras, como o crowdsourcing. Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem o surgimento do fenômeno colaborativo para, a partir disso, estabelecer conexões entre o crowdsourcing e as atividades desempenhadas pelo profissional de Relações Públicas. Com pesquisas bibliográficas fornecendo a base teórica e a análise dos cases "MyBarackObama" e "Mein Burger" mostrando as aplicações práticas, conseguiu-se reafirmar os pontos sugeridos nas hipóteses do projeto, isto é, o crowdsourcing se encaixa no perfil profissional de Relações Públicas, apresenta-se como uma ferramenta inovadora e de baixo custo dentro das organizações e está diretamente relacionado ao desenvolvimento do RP 2.0. O ponto de destaque da pesquisa foi conseguir expor uma função que vai além das tradicionais e que funde relacionamento e estratégia, resultando na conquista de novos públicos, fidelização, criação de novos produtos e serviços, além de lucro e, consequentemente, um melhor posicionamento de mercado | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações publicas | - |
| Título: dc.title | Fenômeno colaborativo nas organizações : o Crowdsourcing nas atividades do profissional de relações públicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: