
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Anderson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula de Moura Jorge e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39493 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39493 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Regiane Ribeiro | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador:Anderson Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os impasses na relação entre a cultura escolar tradicional e a cultura dos alunos pertencentes à Geração Digital através de um estudo de caso realizado no Colégio Medianeira, em Curitiba, Paraná. Com a criação, em 2008, de um departamento de Midiaeducação, o colégio demonstra esforços na promoção de reflexões e ações para integrar múltiplas mídias e linguagens no processo educativo. A análise desse setor é feita através de um grupo focal e um questionário online com os alunos do ensino médio da instituição, além da análise documental do material-base do projeto. A pesquisa é fundamentada no conceito de cibercultura e na ideia de de uma cultura escolar tradicional que tende a rejeitar linguagens alternativas ao livro no ensino. Isso, enquanto os alunos, fortemente inseridos na cibercultura, sentem-se desmotivados com diante de tal postura. Para abordar esse conflito cultural, são discutidos conceitos como cibercultura, geração digital, descentramento do saber, modelo informacional e ecossistema comunicativo, a partir de autores como Jesús Martín-Barbero, Don Tapscott e David Buckingham. A discussão ressalta a importância de a escola estar atenta às mudanças comunicacionais ocorridas ao longo do tempo e à cultura a que pertencem seus alunos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia e educação | - |
| Título: dc.title | Cultura digital, aprendizagem e comunicação : Um estudo de caso do setor de midiaeducação do colégio Medianeira | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: