Cultura digital, aprendizagem e comunicação : Um estudo de caso do setor de midiaeducação do colégio Medianeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regiane Regina, 1973--
Autor(es): dc.contributorLopes, Anderson-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula de Moura Jorge e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39493-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Regiane Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionCoorientador:Anderson Lopes-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo desta pesquisa é discutir sobre os impasses na relação entre a cultura escolar tradicional e a cultura dos alunos pertencentes à Geração Digital através de um estudo de caso realizado no Colégio Medianeira, em Curitiba, Paraná. Com a criação, em 2008, de um departamento de Midiaeducação, o colégio demonstra esforços na promoção de reflexões e ações para integrar múltiplas mídias e linguagens no processo educativo. A análise desse setor é feita através de um grupo focal e um questionário online com os alunos do ensino médio da instituição, além da análise documental do material-base do projeto. A pesquisa é fundamentada no conceito de cibercultura e na ideia de de uma cultura escolar tradicional que tende a rejeitar linguagens alternativas ao livro no ensino. Isso, enquanto os alunos, fortemente inseridos na cibercultura, sentem-se desmotivados com diante de tal postura. Para abordar esse conflito cultural, são discutidos conceitos como cibercultura, geração digital, descentramento do saber, modelo informacional e ecossistema comunicativo, a partir de autores como Jesús Martín-Barbero, Don Tapscott e David Buckingham. A discussão ressalta a importância de a escola estar atenta às mudanças comunicacionais ocorridas ao longo do tempo e à cultura a que pertencem seus alunos-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMídia e educação-
Título: dc.titleCultura digital, aprendizagem e comunicação : Um estudo de caso do setor de midiaeducação do colégio Medianeira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.