A pintura histórica e a elaboraçao de uma certidao visual para a naçao, no século XIX

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Autor(es): dc.contributorSilva, Helenice Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorColi, Jorge, 1947--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorSchlichta, Consuelo A. B. D.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/3948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3948-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Helenice Rodrigues da Silva-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Jorge Coli-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2006-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese aborda as relaçoes entre arte e história a partir da análise da iconografia pictórica do século XIX, que compoe o patrimônio "biográfico-visual" da naçao e retrata os grandes momentos históricos e seus heróis, com destaque para a tela Independencia ou Morte (1888), de Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905). A pintura de genero histórico é fonte de compreensao e de representaçao dos acontecimentos históricos e, embora nao se configure em instrumento de mera legitimaçao simbólica do Império, encaixava-se perfeitamente na idéia de formaçao de um corpo coeso moldado em torno de objetivos comuns, contribuindo sobremaneira para a construçao de uma leitura gloriosa de nosso passado afinada com o discurso de duas instituiçoes: a Academia Imperial de Belas Artes e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Independencia ou Morte é uma obra nodal na construçao da nacionalidade conforme o discurso da época; é um dos exemplos mais reveladores nao só da articulaçao, mas também da tensao entre o pictórico e o histórico, e seu autor, chave para a compreensao da Pintura Histórica brasileira na época.-
Formato: dc.formatxiii, 282f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPintura - Brasil - Séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ-
Título: dc.titleA pintura histórica e a elaboraçao de uma certidao visual para a naçao, no século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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