A crise dos impressos e o fenômeno dos jornais gratuitos : Estudo de caso do Metro Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Carlos, 1964--
Autor(es): dc.contributorVieira, Toni André Scharlau, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorNunes, André de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:43:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:43:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39486-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Jose Carlos Fernandes-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Toni André Scharlau Vieira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho se propõe a estudar o caso do jornal Metro Curitiba a partir do cenário de expansão mundial dos jornais impressos gratuitos, inserido no plano econômico, social e cultural que envolve a chamada crise dos jornais, que se tornou mais latente a partir da década de 1990, com o avanço da internet e das novas tecnologias da informação. A monografia, produzida como trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca traçar minimamente o perfil do leitor que consome jornais, em geral, e periódicos gratuitos, com enfoque no cotidiano como leitor na cidade de Curitiba. A partir de um questionário quantitativo e de entrevistas individuais de profundidade, a pesquisa observa que as motivações que atraem o leitor aos jornais gratuitos também poderiam ser adaptadas pelos jornais de assinatura, indo de encontro aos desejos do público no inconstante cenário da mídia impressa neste início de século XXI-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectJornalismo impresso-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Título: dc.titleA crise dos impressos e o fenômeno dos jornais gratuitos : Estudo de caso do Metro Curitiba-
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