O conceito de sustentabilidade nas notícias do jornal Valor Econômico (2000-2012)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958--
Autor(es): dc.contributorLoose, Eloisa Beling, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorLambach, Higor Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39478-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Myrian Regina Del Vecchio de Lima-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Eloisa Beling Loose-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho analisa do ponto de vista qualitativo e quantitativo o conceito de sustentabilidade na construção de notícias no jornalismo de negócios. Parte-se do pressuposto que o jornalismo de negócios não aprofunda questões críticas em relação às práticas ditas sustentáveis e acaba gerando uma espécie de publicidade espontânea para as empresas. A coleta de informações foi realizada no jornal Valor Econômico no período compreendido entre 2000 e 2012, data do início da circulação da publicação e da realização do evento internacional Rio+20, respectivamente. Para isso, foi feita uma revisão interdisciplinar, necessária pelo caráter multissetorial da temática, além de se elaborarem pressupostos teóricos-metodológicos para investigar a evolução do tratamento de questões referentes à sustentabilidade no jornalismo econômico, especificamente na sua ênfase nos negócios. Foram identificadas em reflexão crítica, lacunas no entendimento da complexidade ambiental pelo jornalismo, visto que apenas o aspecto econômico do desenvolvimento sustentável é apresentado, sem questionar o ônus do modelo vigente para o planeta. A análise de conteúdo, com simplificações de seus procedimentos, foi utilizada para dar conta dos objetivos do trabalho. De forma ampla, verificou-se que o jornalismo de negócios não aborda a sustentabilidade a partir da integralidade difundida pelo Relatório Brundtland, minimizando bastante os aspectos sociais e ambientais a favor do econômico, o que torna o uso do conceito nas notícias apenas uma forma de publicidade verde para as empresas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectJornalismo financeiro-
Título: dc.titleO conceito de sustentabilidade nas notícias do jornal Valor Econômico (2000-2012)-
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