Eficácia de midias de divulgação para microempresa : estudo de caso em Curitiba PR

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Autor(es): dc.contributorCherobim, Ana Paula Mussi Szabo, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorGoedert, Rafael Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39400-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Paula Cherobin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo principal deste estudo é verificar quais mídias são mais utilizadas e quais as mais eficazes nas micro e pequenas empresas na cidade de Curitiba, segundo os próprios empresários. Acontece que com o crescimento populacional urbano evidente nas últimas décadas, as empresas sentiram necessidade de divulgação de suas marcas e produtos. A contratação de uma propaganda paga para as pequenas e microempresas ainda em muitos casos ainda é uma dificuldade. Muitas destas preferem investir os seus escassos recursos em outros investimentos que venham a trazer retorno mais rápido e certo. Esse pensamento de não propagar e divulgar a marca ou produto é em muitos casos a principal causa da mortalidade das micro e pequenas empresas no Brasil, pois com a concorrência acirrada dos dias de hoje, torna-se muito difícil manter e expandir uma empresa sem que haja divulgação. A metodologia utilizada para compreender o objetivo de estudo é teórica e de observação. As observações foram feitas embasadas nas bibliografias específicas e através das pesquisas aplicadas na região estudada. O estudo é de natureza descritiva, uma vez que o objetivo principal é descrever o desenvolvimento de um processo na organização e o levantamento de opiniões sobre o tema, que tem como objetivo explicar fenômenos sociais. Como estratégia de estudo foi utilizada o estudo de campo, que basicamente visa buscar resposta para solução do problema através da observação direta do objeto de estudo. Para levantar as informações utilizou-se modelo de pesquisa onde se descreveu todos os dados analisados na observação. Após o levantamento detalhado de todos os elementos de análise, concluiu-se que as mídias mais utilizadas para divulgação de pequenas e microempresas em Curitiba são: Folder/Flyer e site. Porém as mídias que trazem mais retorno aos clientes anunciantes são as mídias digitais, através da internet, como sites e redes sociais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas - Marketing-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Título: dc.titleEficácia de midias de divulgação para microempresa : estudo de caso em Curitiba PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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