
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pécora Junior, José Eduardo, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Angelica | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39380 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39380 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Eduardo Pécora Junior | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão da Qualidade | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Laboratórios de ensaios devem demonstrar que utilizam métodos que são adequados ao uso pretendido, conforme define a norma ABNT NBR ISO IEC 17.025:2005, aplicada para implementação de sistemas de gestão de qualidade a laboratórios de ensaios. Assim, precisam ser validados métodos não normalizados, métodos usados fora do escopo para o qual foi concebido ou métodos criados pelo próprio laboratório. Se o laboratório emprega métodos normalizados emitidos por instituições reconhecidas, não há necessidade de validação, mas precisa confirmar que tem condições de operá-los de maneira adequada dentro das condições específicas existentes nas suas instalações. Desta forma, este trabalho apresenta a sistemática adotada para confirmação da capacidade de um laboratório em operar o método EPA 3050b, que trata da digestão de amostras sólidas para posterior determinação de metais, por meio da avaliação da precisão e exatidão, utilizando para isto um material de referencia certificado de lodo doméstico. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade total | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios - Controle de qualidade | - |
| Título: dc.title | Confirmação de método para determinação de metais em lodo por espectrofotometria de absorção atômica utilizando material de referencia certificado | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: