
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Jesus, Andreia de, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Geanezini, Tiago | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Paula Roberta Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39256 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39256 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Mestre Andreia de Jesus | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Com a expansão das tecnologias e a proximidade que as crianças estão tendo com elas desde cedo, propõem-se neste trabalho o desenvolvimento de um software educacional para o ensino básico da língua inglesa. O jogo proposto se chama Learn With Toby e é voltado para o público infantil, com faixa etária entre 3 e 8 anos, podendo ser utilizado tanto para obtenção de novos conhecimentos como para o complemento do aprendizado obtido dentro de sala de aula. O diferencial está na possibilidade do pai ou responsável pela criança (jogador) poder acompanhar o desempenho do mesmo por meio de um sistema de gerenciamento, feito pelo envio de e-mails contendo o aproveitamento obtido durante as jogadas realizadas. Entrevistas abertas com profissionais da língua inglesa foram realizadas para levantamento de requisitos funcionais e para auxílio da elaboração da fundamentação teórica, enquanto que para os requisitos não funcionais se utilizou a ErgoList, que considera critérios e práticas para a criação de boas interfaces para o usuário levando em conta tanto o quesito de usabilidade quanto o de ergonomia. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada uma metodologia híbrida, integrando características do RUP e do Scrum. Já para modelagem do jogo se utilizou o padrão UML 2. O Learn With Toby foi implementando na ferramenta Unity 3D e integrado ao banco de dados SQLite. Para a criação e edição de imagens utilizou-se a ferramenta GIMP, para gravação e edição das vozes o Audacity e para criação das músicas de fundo e efeitos sonoros do jogo o PXTONE Collage. Ao final do projeto, 2 (dois) dos 4 (quatro) profissionais entrevistados escreveram uma carta de feedback sobre o sistema, no que diz respeito a contribuição que o jogo pode trazer para o aprendizado dos alunos, bem como o estilo do jogo escolhido pode colaborar para isso. Ambos os entrevistados relataram que o Learn With Toby adotou uma estética de fácil entendimento por parte das crianças, e que o uso da associação de som e imagem, e também da repetição de conteúdo auxilia na fixação e memorização dos mesmos. Foi relatado também que o sistema de monitoramento é um diferencial do jogo, e é válido pois fica disponível apenas quando responsável sentir necessidade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf application/zip | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/zip | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
| Título: dc.title | Learn with Toby : um jogo educativo infantil para o ensino da língua inglesa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: