Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Watter, Leslie Harlley | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo Filho, Edison de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39146 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Msc. Leslie H. Watter | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Informática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Produto de estudos realizados na Especialização em Informática da UFPR no ano de 2010, o presente trabalho procura discutir as mudanças nas possibilidades de trabalho do profissional de informática ao longo das últimas décadas. Realizando um pequeno panorama histórico da difusão da tecnologia, buscou-se registrar como a ampla adesão de computadores no mercado ocasionou mudanças estruturais e processuais nas empresas, transformando o próprio setor de Informática (agora T.I.) em um centro de controle e inteligência à parte das tradicionais demandas organizacionais. Nesse processo, a adesão de recursos de controle e avaliação dos usos e resultados de T.I. se tornou algo crítico, com especificidades que abriram portas para que soluções em Software Livre se tornem cada vez mais aplicáveis nas empresas. A ideia é aqui apresentada por meio de embasamento teórico, seguido da análise de casos de uso de Softwares Livres como Ocomon, CUPS e Jasmine em uma empresa real, do terceiro setor, situada na cidade de Curitiba-PR. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Título: dc.title | O uso do Software Livre como estratégia de gerenciamento de TI nas empresas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: