
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa Júnior, Hamilton | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Meister, Mariana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39139 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39139 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Orientador: Prof. Hamilton Costa Jr. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A sociedade atual convive com vários estímulos aversivos e estressantes. As exigências diárias do trabalho, da família e outros fatores presentes na rotina de cada indivíduo, corroem a energia e o entusiasmo destes. A alegria do sucesso e a emoção da conquista são sentimentos cada vez mais raros e difíceis de atingir. Neste contexto, a síndrome de burnout torna-se mais evidente, sendo uma experiência subjetiva, a qual agrupa atitudes, sentimentos, problemas e disfunções psicofisiológicas, com consequências nocivas para a pessoa. A síndrome de burnout é uma consequência do estresse laboral crônico que afeta principalmente profissionais que trabalham em contato direto com outras pessoas como, por exemplo, professores, médicos, enfermeiros entre outros. Os professores universitários enfrentam condições como: baixos salários, imensa dificuldade com os alunos, falta de participação nas decisões da instituição, pressão para realizar pesquisas e publicações e etc., tornando esta categoria profissional susceptível à síndrome de burnout. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da síndrome de burnout manifestada em professores universitários e temas relacionados; trabalho, docência, saúde, sofrimento, estresse, estresse laboral e síndrome de burnout. Para tanto utilizouse as eguintes bases de dados: MedLine, Scielo, American Psychiatry Association, Evidence-Based Mental Health, American College of Physicians, Agency for Healthcare Research and Quality, National Guideline Clearinghouse, Organização Mundial da Saúde (OMS), EBESCOhost, WorldCat Services, SpringerLink e Proquest. Como conclusão pode-se constatar que o trabalho foi ao longo do tempo associado ao sofrimento e que, nos dias atuais, os profissionais da área da saúde e saúde ocupacional possuem a preocupação de evitar as nosologias consequentes do ambiente laboral. A docência é considerada como uma das profissões mais estressantes e suscetíveis a síndrome de burnout, tendo a docência de nível superior suas particularidades em relação aos outros níveis de ensino. | - |
| Formato: dc.format | 70 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Burnout, Sindrome de | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Stress ocupacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
| Título: dc.title | Síndrome de Burnout em professores universitários | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: