Gestão do conhecimento : um estudo sobre o compartilhamento de informações entre docentes a partir da prática de memória organizacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGraeml, Alexandre Reis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorPicoli, Florindo Rhaoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:01:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:01:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/39129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39129-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Alexandre Reis Graeml.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização Gestão de Negócios.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta monografia discorre sobre a relevância do compartilhamento informacional para a criação e ampliação do conhecimento. Pontua que a tecnologia da informação pode atuar como elemento viabilizador da gerência desse processo. Relata que instituições educacionais têm buscado novos métodos que aprimorem a realização de suas atividades pedagógicas. Busca investigar como a prática de memória organizacional pode ser aliada a recursos tecnológicos para gerir conhecimento de docentes acerca de suas experiências profissionais e metodologias de ensino. Utiliza o aporte teórico e um estudo de caso como fonte de dados relevantes à investigação dessa temática, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Realiza entrevista e aplicação de questionário em um ambiente educacional para coletar dados destinados à contextualização e averiguação de como é realizada a troca de informações entre professores sobre as práticas docentes. Efetua a análise e interpretação dos dados coletados, à luz da literatura, para efetuar uma proposta de adoção da prática de memória organizacional, com base em recursos tecnológicos, que possa contribuir para o compartilhamento de conhecimento e melhoria do trabalho educacional.-
Formato: dc.format92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleGestão do conhecimento : um estudo sobre o compartilhamento de informações entre docentes a partir da prática de memória organizacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.