O formador de professores da educação infantil : a atuação profissional a partir do habitus e da experiência docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cristina Carta Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Caren Regina Adur de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:27:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:27:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/39119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39119-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cristina Carta Cardoso de Medeiros-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 81-86-
Descrição: dc.descriptionResumo: O formador de professores é o profissional envolvido nos processos formativos no campo educacional, atuando de modo institucionalizado em formação inicial ou em momentos de formação continuada. Esse profissional tem o papel fundamental de mobilizar os professores para seu desenvolvimento profissional. O presente estudo toma como objeto de investigação o formador atuante em formação continuada para professores da Educação Infantil. Os pressupostos teóricos que embasaram a pesquisa no que se refere ao estudo sobre a formação continuada são oriundos dos seguintes pesquisadores: Marcelo (2012), Tardif (1991,1996, 2012), Day (2001), Nóvoa (1991,1997,2002), Pimenta (2012), Imbernón (2010) e Vaillant (2003). Sobre a prática docente consideraram-se os estudos de Zeichner (2008) e Alarcão (1996, 2012) e para indicar a concepção de Infância que embasa a pesquisa foram utilizados os estudos de Corsaro (2011) e Sarmento (2013). A teoria sociológica de Bourdieu sustentou a análise dos dados coletados na pesquisa empírica, empregando principalmente os conceitos de habitus, campo e capital. A pesquisa empírica de base qualitativa envolveu vinte formadores de professores da Educação Infantil que têm sua atuação num campo específico de formação de professores, vinculados a um sistema de ensino. Estes profissionais apresentaram uma visão de formação continuada como um processo permanente de atualização e aperfeiçoamento dos saberes necessários ao exercício da docência. A visão desses profissionais mobilizou a busca por compreender como expressam a sua ação docente, ou seja, como o habitus se revela durante a atuação profissional. A pesquisa revelou que o formador de professores apresenta um conjunto de disposições específicas para a sua atuação advindas de sua trajetória docente somado ao seu habitus professoral e apresentam, ainda, um modus operandi específico, que constitui o habitus formador. Palavras-chave: formação continuada; formador de professores; educação infantil; habitus formador.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The teacher trainer is the professional involved in the formative processes in the educational environment, acting in an institutionalized way in initial training or in continued education. This professional has a fundamental role to mobilize teachers for their professional development. This study takes as research object the active trainer in continued training for teachers from Early Education. The theoretical assumptions that supported the research regarding to the study on the continued education come from the following researchers: Marcelo (2012), Tardif (1991.1996, 2012), Day (2001), Nóvoa (1991,1997,2002), Pimenta (2012), Imbernón (2010) and Vaillant (2003). On teaching practice were considered studies of Zeichner (2008) and Alarcão (1996, 2012) and to indicate the conception of childhood that underlies the research were used studies of Corsaro (2011) and Sarmento (2013). The sociological theory of Bourdieu supported the analysis of data collected on empirical research, especially using the concepts of habitus, environmental and capital. Empirical research of qualitative basis involved twenty teachers trainers from Early Education that have their operations in a specific field of teacher training, linked to an education system. These professionals had a vision of continued education as an ongoing process of updating and improvement of the knowledge necessary the teaching teaching profession. The sight of these professionals mobilized the search for understanding how express their teaching activities, that is, as the habitus is revealed during professional performance. The survey revealed that a teacher trainer presents a set of specific provisions for its operations resulting from their teaching career added to his professorial habitus and also exhibit a specific modus operandi, which is the trainer habitus. Keywords: continuing education; a teacher trainer; early childhood education; trainer habitus.-
Formato: dc.format111 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO formador de professores da educação infantil : a atuação profissional a partir do habitus e da experiência docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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