
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Sandra de Fátima, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Lara, Jocilene de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39087 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39087 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Sandra de Fátima Santos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Informática. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o crescente aumento no uso das redes sociais e despertar para a falta de interação do usuário com a segurança, na divulgação de suas informações pessoais, para um número infinito de pessoas que não necessariamente são seus colegas e/ou conhecidos nas redes de relacionamentos. Serão apresentados também, os números desse crescimento para as diversas redes sociais brasileiras e pelo mundo. Através de observações efetuadas em algumas redes sociais, mais precisamente no FACEBOOK, foi constatado que um número muito pequeno de internautas consegue comunicar-se de forma casual, sem colocar detalhes de sua vida, evitando assim uma provável exposição negativa de sua imagem. A pesquisa iniciou com uma observação bem peculiar a respeito das informações que as pessoas divulgam sobre si através desse modelo, será apresentado o perfil do usuário de uma rede social e as principais atividades oferecidas em uma rede de relacionamentos. A rede social que atingiu o maior número de usuários desde seu nascimento, e vem a cada dia crescendo e liderando o ranking, que será nosso foco de pesquisa, é o Facebook. A metodologia de pesquisa empregada para a execução desse trabalho, contará com o uso da netnografia efetuada através do uso da própria rede social. Ao final desse trabalho, serão apresentadas dicas práticas e objetivas de como proteger sua imagem na rede, bem como estar pronto para fazer escolhas de qual a melhor rede a ser usada, conforme o objetivo que se deseja atingir. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis aims to analyze the increasing use of social networks and awaken to the lack of user interaction with security, the disclosure of your personal information to an infinite number of people who are not necessarily your colleagues and / or known in networks of relationships. Are also presented figures that growth for the various social networks in Brazil and the world. Through observations made in some social networks, more precisely on FACEBOOK, it was found that a very small number of Internet users can communicate in a haphazard way without putting details of his life, thus avoiding a possible negative exposure of your image. The research began with a very peculiar observation about the information that people post about themselves through this model will display the user profile of a social network and the main activities offered in a network of relationships. The social network that reached the highest number of users since its birth and is growing every day and leading the way, will be our focus of research is on Facebook. The research methodology used to perform this work will include the use of netnography made through the use of one's social network. At the end of this work will be reported and objective practical tips on how to protect your image on the network, and be ready to make choices of how best network to be used as the goal they wanting to reach. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança da informação | - |
| Título: dc.title | As redes sociais e a segurança da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: