Geomarketing aplicado à instalação de novas agências do Banco do Brasil em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorSchmitz, Lisana Katia, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Geoprocessamento-
Autor(es): dc.creatorSilva, Felix Cornélio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/39078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39078-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profª Lisana Kátia Schmitz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Geoprocessamento.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, conceitualmente é conhecido como uma especialização do marketing onde é levado em consideração as características da região de estudo para decidir, indicando através de aspectos geográficos, qual o local mais indicado para a ampliação dos negócios de uma empresa com o auxílio de ferramentas e métodos utilizados no geoprocessamento. No ramo das instituições financeiras ao qual pertence o Banco do Brasil, esse tipo de decisão é de vital importância. Por isso, esse trabalho teve por objetivo mostrar como o geomarketing pode ser importante para a instalação de novas agências na cidade de Curitiba, levando em consideração o zoneamento já existente, as agências já existentes do Banco do Brasil, e facilidade de acesso a esses locais de acordo com a sua acessibilidade dentro da cidade, usando como parâmetro a localização dos pontos de ônibus utilizados pelas linhas de ônibus. Para isso, através da preparação da base cartográfica da cidade, foram utilizados dados referentes ao Censo 2010 do IBGE, e tabelas com os dados demográficos e coordenadas das agências bancárias estudadas e um arquivo vetorial em formato CAD com a distribuição dos pontos de ônibus. Com essas informações, através de representações da área estudada foi possível mostrar os locais mais indicados para a instalação de novas agências, primeiramente em Curitiba, e depois no bairro Sítio Cercado fazendo a análise de uma região mais específica.-
Formato: dc.format52 f. : il., color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informações geográficas-
Palavras-chave: dc.subjectBancos-
Palavras-chave: dc.subjectZoneamento-
Título: dc.titleGeomarketing aplicado à instalação de novas agências do Banco do Brasil em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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