
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Picheth, Geraldo, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Mélo, Luana Menezes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:00:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:00:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/39049 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/39049 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Geraldo Picheth | - |
| Descrição: dc.description | Colaboradores: Ademir Luiz do Prado, Waldemar Volansk, Gislaine Custódio, Rosângela Roginski Réa, Geraldo Picheth, Fabiane Gomes de Moraes Rego | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Para avaliar a prevalência de doença tireoidiana em pacientes com diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2) e gestacional (DMG) e não diabéticos no Paraná (Brasil), uma triagem para doença tireoidiana foi realizada. Nós avaliamos as concentrações plasmáticas de tireotropina (TSH) e glicose do banco de dados dos pacientes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná no período entre janeiro de 2006 à setembro de 2011. Análises estatísticas foram utilizadas para analizar a relação entre o desenvolvimento de doença tireoidiana e características dos pacientes incluindo sexo, tipo de diabetes e concentrações plasmáticas de TSH e glicemia. Dados clínicos de 11.758 pacientes foram avaliados e classificados em quatro grupos: não diabéticos (n=11.758), DM1 (n=410), DM2 (n=389) e DMG (n=886). Doença tireoidiana esteve presente em 3.338 pacientes não diabéticos (17,1%), em 70 T1D (17,1%), em 82 T2D (21,1%) e em 85 DMG (9,6%). Não foi encontrado relação significativa entre a presença de doença tireoidiana e as concentrações plasmáticas de glicose. A alta prevalência de doença tireoidiana em pacientes diabéticos encontrada neste trabalho fala a favor de triagem de doença tireoidiana em população com diabetes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tireoide - Doenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipotireoidismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipertireoidismo | - |
| Título: dc.title | Tireotropina (TSH) sérica e Diabetes mellitus | - |
| Título: dc.title | Serum thyrotropin (TSH) and Diabetes mellitus | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: