
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Strassacapa, Camila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38924 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38924 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edmilson Cesar Paglia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade, no que refere à preocupação com tratamento preventivo ou curativo das doenças que ameaçam a qualidade de vida ou a própria vida das pessoas. No caso do presente artigo, foram, realizadas experiências com alunos do Curso Projovem, inicialmente apresentando-lhes argumentos orientados na Revisão da Literatura, que permitem o conhecimento teórico sobre o tema, e em seguida aplicados estes conhecimentos em uma pesquisa de campo que permitiu verificar quais as condições práticas no que refere não apenas ao uso das plantas como medicamentos alternativos, mas também os resultados que verificam quando fazem uso deles. Como se pode observar, trata-se de uma atividade em que o objetivo maior é verificar os conhecimentos teóricos e práticos do público alvo em relação ao uso das plantas medicinais, ampliando o que já sabem e incluindo em suas práticas as políticas públicas destinadas a incentivar a preservação da biodiversidade brasileira neste sentido, bem como o cultivo e, a disseminação do sentido der qualidades no que refere à saúde de quem faz uso de forma adequada das plantas medicinais, incluindo custos e possíveis efeitos colaterais quando não se tem informações suficientes sobre cada uma delas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais - Uso terapêutico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ervas - Uso terapêutico - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materia medica vegetal - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicamentos - Efeitos colaterais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade florestal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | O uso de plantas medicinais na comunidade de Briolândia no município de Ortigueira - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: