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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ghedini, Cecilia Maria, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vacilina Kovalski da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38899 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38899 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Cecília Maria Ghedin | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho resulta das reflexões realizadas durante a Especialização em Educação do Campo e busca evidenciar a histórica negação à população que vive no campo brasileiro do direito de acesso e permanência na escola. Analisa criticamente as APED’S - Ações Pedagógicas Descentralizadas, sua organização e metodologia, considerando que estas são a principal política pública de EJA, voltada para as populações do campo no Estado do Paraná. Estabelece também um comparativo com o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, que se caracteriza por apresentar uma proposta inovadora, focada na formação de agricultores familiares, na perspectiva da qualificação social e profissional. Esta análise aponta a possibiliade de reorganização das APEDS à experiência pedagógica e metodológica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das diretrizes operacionais para escolas do campo, porque possibilita a vivência de práticas pedagógicas sintonizadas com um projeto político pedagógico de educação do campo embasado na educação popular potencializadora da emancipação dos sujeitos educativos.Apresenta a possibilidade de reorganização das APED’S à experiência pedagógica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das Diretrizes teria operacionais para escolas do campo | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([17] p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | A educação de jovens e adultos no universo da educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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