A educação de jovens e adultos no universo da educação básica

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Autor(es): dc.contributorGhedini, Cecilia Maria, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Vacilina Kovalski da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38899-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Cecília Maria Ghedin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho resulta das reflexões realizadas durante a Especialização em Educação do Campo e busca evidenciar a histórica negação à população que vive no campo brasileiro do direito de acesso e permanência na escola. Analisa criticamente as APED’S - Ações Pedagógicas Descentralizadas, sua organização e metodologia, considerando que estas são a principal política pública de EJA, voltada para as populações do campo no Estado do Paraná. Estabelece também um comparativo com o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, que se caracteriza por apresentar uma proposta inovadora, focada na formação de agricultores familiares, na perspectiva da qualificação social e profissional. Esta análise aponta a possibiliade de reorganização das APEDS à experiência pedagógica e metodológica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das diretrizes operacionais para escolas do campo, porque possibilita a vivência de práticas pedagógicas sintonizadas com um projeto político pedagógico de educação do campo embasado na educação popular potencializadora da emancipação dos sujeitos educativos.Apresenta a possibilidade de reorganização das APED’S à experiência pedagógica do Projovem, muito mais compatível com os paradigmas das Diretrizes teria operacionais para escolas do campo-
Formato: dc.format1 arquivo ([17] p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA educação de jovens e adultos no universo da educação básica-
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