Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reissmann, Carlos Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Nilton Jose | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Marcia Marzagão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/3887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3887 | - |
Descrição: dc.description | A erva-mate é cultivada na região sul do Brasil e consumida na Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Sua composição foliar a torna uma interessante bebida com potencial nutricional e medicinal. A erva-mate beneficiada deve estar livre de impurezas, fragmentos de insetos e resíduos de inseticidas; deve conter em suas folhas, os minerais que a tornam nutricional e medicinalmente importante. O objetivo deste trabalho foi estudar as relações da nutrição mineral da erva-mate com o inseto Gyropsylla spegazziniana, praga específica de hábito alimentar succívoro. A resistência da planta quanto a pragas pode ser melhorada através da indução de um equilíbrio nutricional. Os nutrientes absorvidos pela planta, são interceptados pelo inseto, que os redireciona para sua cadeia alimentar. Um dos nutrientes é o nitrogênio em forma de aminoácido livre na seiva elaborada do floema, que participa na formação das proteínas e por conseqüência, da composição do exoesqueleto de insetos. O experimento foi conduzido em três áreas, em plantas com idades distintas. Efetuou-se a adubação com sulfato de amônio em três doses crescentes como tratamento mais a testemunha sem adubação e a adubação de manutenção com super-triplo e cloreto de potássio. O dano do inseto foi contado nas plantas, durante o período de primavera- verão. Como método de diagnose da relação nitrogênio-praga efetuou-se a análise foliar. Como resultado observou-se a influência do adubo nitrogenado que influenciou na intensidade do ataque da praga e também na produção de biomassa. Concluiu-se que as doses de 200 kg e 300 kg de sulfato de amônio por hectare, para uma população de 1667 plantas, com idade de 2,5 e 3,5 anos foram as mais promissoras para produção de biomassa e sofreu maior dano provocado pelo inseto. Quanto a incidência da ampola nos morfotipos (plantas com características morfológicas diferentes), que correspondeu a terceira área sem adubação, não houve diferença significativa (p< 0,10) entre os morfotipos, porém em porcentagem, o morfotipo denominado amarelinha sofreu menor dano, com diferença de 21,8% a menos que o morfotipo cinza e 15,8% a menos que o morfotipo sassafrás | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erva-mate - Doenças e pragas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fertilizantes nitrogenados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Influencia da adubaçao nitrogenada na incidencia de Gyropsylla spegazziniana (Hemiptera:Psyllidae) praga da erva-mate cultivada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: