
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bohunovsky, Ruth, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Assis, Jorge Luiz Souza de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38846 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38846 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/04/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Estudos linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Embora a literatura especializada de hoje em dia em didática de língua estrangeira dê um valor menor a gramática do que tradionalmente era dado, alunos continuam a associar bastante o domínio da língua estrangeira com o domínio de sua gramática. Mesmo que a literatura afirme que a gramática não desempenha um papel fundamental, ela não menospreza, contudo, o seu valor, uma vez que a mesma tem seu papel na aprendizagem da língua estrangeira. A forma como ela é apresentada para o aluno depende tanto da ação do professor em sala de aula quanto do material didático utilizado. O aluno tende a aprender determinado conteúdo gramatical melhor, quando o mesmo é apresentado de forma clara e em um contexto significativo e, também, quando o mesmo é bem exercitado. No presente trabalho, analisar-se-á a apresentação de conteúdos gramaticais em três materiais didáticos diferentes de ensino de alemão para adultos que foram lançados nos últimos anos no mercado mundial e que são utilizados frequentemente no ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Partindo de discussões atuais no campo do ensino de gramática e da análise de materiais didáticos, será confeccionado um catálogo de perguntas que norteará a análise aqui proposta. Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Análise de material didático; Ensino de gramática | - |
| Descrição: dc.description | Zusammenfassung: Obgleich Grammatik heute keine so zentrale Rolle im Fremdsprachenunterricht mehr spielt wie früher, verbinden Lernende immer noch die Beherrschung einer Fremdsprache mit der Beherrschung von deren Grammatik. Ihre Präsentation hängt sowohl vom Lehrer im Klassenzimmer als auch vom verwendeten Lehrwerk ab. Lernende können ein grammatisches Phänomen besser begreifen, wenn es klar und in einem bedeutungsvollen Kontext vorgestellt wird und auch, wenn es intensiv geübt wird. In der vorliegenden Arbeit beschäftige ich mich mit der Grammatikdarstellung in drei kürzlich erschienenen Lehrwerken von Deutsch als Fremdsprache, die für Erwachsene konzipiert wurden und in Brasilien häufig zum Einsatz kommen. Man geht von aktuellen Diskussionen im Rahmen der Grammatikvermittlung und Lehrwerkanalyse aus, um einen eigenen Fragenkatalog zu erstellen, der zur Analyse der Lehrwerke in Hinblick auf die Grammatikdarstellung dient. Stichwörter: Fremdsprachendidaktik; Lehrwerkanalyse; Grammatikvermittlung | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Although teaching of foreign languages nowadays does not focus on grammar as in the past, students tend to think that they are only able to master a language, when they master its grammar. Even though grammar does not play a fundamental role anymore, it does have its value while learning a foreign language. The way grammar is presented to the learner depends not only on the teacher, but also on the textbook. The success of learning a grammatical content is based on its clear presentation and meaningful context and also on its practice. This work aims at analyzing the presentation of grammatical contents in three different German as a foreign language textbooks designed for adults that have been published lately at the market and that are being currently used in Brazil. From a modern discussion of grammar teaching and textbook analysis, we developed a set of question that orientates the analysis of the textbooks. Keywords: Foreign language learning and teaching; textbook analysis; Grammar learning and teaching | - |
| Formato: dc.format | 94f : il., algumas color., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua espanhola - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua alemã - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua alemã - Gramática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Título: dc.title | Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: