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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Filho, João Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38811 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Rodrigo Rossi Mengarelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa buscou mostrar a realidade do Ensino de Música no espaço educativo, da Educação do Campo, bem como a trajetória que o mesmo tem percorrido ao longo dos anos e quais as contribuições que este traz à vida da criança e do adolosecente, no que diz respeito à sua aprendizagem no âmbito escolar. Ainda, foi desenvolvida com o estudo bibliográfico de vários autores. Buscando mostrar que, a música passou a fazer parte de um ensino interdisciplinar. Então, com esta reforma, a Educação Artística foi introduzida nos currículos escolares de I e II Graus, trazendo problemas para o ensino da música, bem como para as outras artes (artes plásticas e artes cênicas). A distorção no ensino de música fez com que o professor de Educação Artística ficasse responsável por uma prática pedagógica polivalente. Assim, conseqüentemente, aqueles profissionais que tinham formação na área da música davam aulas de música e, esporadicamente, pincelavam tentativas com atividades de artes plásticas e artes cênicas. Entretanto, aqueles professores que não tinham formação em música acabavam ministrando aulas apenas nas outras áreas. Após este momento, a música passou a fazer parte de um ensino interdisciplinar. A partir da exposição feita até aqui, constata-se a preocupação, não apenas no Brasil, mas também em outros países, com os princípios teóricos e pedagógicos que regem o ensino da música nas escolas. Da mesma forma, a luta para que a música seja uma disciplina fundamental e obrigatória no currículo escolar das escolas brasileiras tem sido tema de discussão nos Encontros Nacionais de Educadores Musicais, pois refletindo sobre a realidade da educação musical no Brasil, verifica-se que vários são os fatores que impedem a formação de uma sociedade musicalmente educada. A pesquisa levantou o histórico da tentativa do ensino de música nas escolas brasileiras. Ensino este, que fica evidenciado como necessário no amplo desenvolvimento do educando. Portanto, cabe enfatizar que o ensino de música sistematizado é algo de suma importância no currículo escolar, mas que cabem, então, políticas norteadoras que viabilizem tal ação. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (28 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | A filosofia do ensino e da utilização da música no espaço educativo da educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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