Os produtos turísticos de Curitiba desde a perspectiva dos gestores das agências de turismo receptivo

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Autor(es): dc.contributorGandara, José Manoel Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorPazini, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38791-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândara-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 16/04/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : fls. 322-346-
Descrição: dc.descriptionResumo: As agências de turismo são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços turísticos. No mercado receptivo, as agências são especializadas em oferecer produtos para o turista conhecer o destino, com diversas opções de roteiros para mostrar os atrativos locais e regionais. O apoio e assistência do guia de turismo durante a realização dos passeios são fundamentais para atender as motivações e perfil dos turistas. A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional são elementos essenciais na conformação de produtos turísticos, em vista da satisfação do cliente e competitividade do mercado. O objetivo do presente estudo é analisar os produtos comercializados pelas agências de turismo receptivo localizadas em Curitiba/PR, a partir dos elementos de criatividade, inovação, experiência e emoção, na percepção dos empresários do setor. Foi empregada uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental na temática proposta e uso de conceitos teóricos para definição dos indicadores utilizados nas entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas com as principais agências de turismo receptivo atuantes em Curitiba/PR. Os resultados demonstram que os passeios mais vendidos não são os mais criativos e inovadores, e também não permitem vivenciar as diferentes dimensões das emoções. Porém, a maioria das agências relaciona o produto mais comercializado com a experiência, focada na satisfação do turista e qualidade da visitação. Palavras-chave: Agências de Turismo Receptivo; Produto Turístico; Criatividade & Inovação; Experiências & Emoções; Curitiba - Brasil.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Travel agencies are responsible for selling travel products and services. At the incoming market, these travel agencies are specialized in offering products to the tourist meet destination with lots of itineraries to display local and regional tourist attractions. Tour guide support and assistance during tours are fundamental to meet the profile and motivations of tourists. Innovation and creativity, as well as experience and emotional perspective are crucial elements in creating tourism products intended to customer's satisfaction and market competition. The aim of this study is to analyze the products commercialized by Incoming Travel Agencies located at Curitiba, from the elements of creativity, innovation, experience and emotion, according the perception of entrepreneurs in the sector. A qualitative methodology was employed, with a literature review on the subject, and proposed use of theoretical concepts for defining the indicators used in the semi structured deep-interviews, with the main Incoming Travel Agencies active in Curitiba/PR. The results show that the best selling tours are not the most creative and innovative, and also do not allow the dimensions of emotions. However, most of the Incoming Travel Agencies related the most sell product with experience, focused on tourist satisfaction and quality of visit. Keywords: Incoming Travel Agencies; Tourism Products; Creativity & Innovation; Experiences & Emotions; Curitiba - Brazil.-
Formato: dc.format357 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Título: dc.titleOs produtos turísticos de Curitiba desde a perspectiva dos gestores das agências de turismo receptivo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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