Midiatização da política na Argentina : governo Kirchner versus Grupo Clarín e as transformações midiáticas e políticas no contexto de aplicação da Lei de Meios Audiovisuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSomma Neto, João, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorDias, Eduardo Covalesky-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:30:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:30:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/38783-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38783-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr.João Somma Neto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 31/03/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências (fls. 163-166)-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com as transformações geradas a partir dos debates sobre a Lei de Meios Audiovisuais, a Argentina experimenta uma série de mudanças nas relações entre os campos político e midiático a partir do conflito entre o governo Kirchner e o Grupo Clarín. Estas mudanças reverberam em um ambiente de interseção onde as instituições e os dispositivos de enunciação compartilham novas lógicas que tomam a midiatização como referência. Isso gera novos formatos e novas práticas sociais que podem ser apontados a partir da análise empírica de dois programas televisivos representativos deste ambiente de conflito: 6-7-8 e Periodismo Para Todos. Elege-se, como corpus de pesquisa, amostragem correspondente ao período de campanha eleitoral legislativa de 2013. Por meio de estratégias metodológicas como a análise televisual, aspectos da midiatização e inferências por analogia e homologia abdutivas, identifica-se uma ação de razão instrumental na abordagem das temáticas observadas e aponta-se diversas práticas, tanto na perspectiva midiático-comunicacional quanto midiático-social, onde são perceptíveis os efeitos da circulação dos dois programas televisivos. Uma ambiência midiatizada nas relações entre os campos político e midiático complexifica a discussão de temáticas da agenda pública e altera marcas da institucionalização midiática, bem como possibilita novas formas de atuação política a grupos que antes estavam à margem do acesso ao campo midiático. No entanto, a experiência de 6-7-8 também colabora para incrementar o capital político do governo Kirchner. Palavras-chave: campo político; campo midiático; midiatização da sociedade; Grupo Clarín; governo Kirchner; Argentina.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: With the transformations generated from the discussions on the Audiovisual Media Law, Argentina experienced a lot of changes in relations between the political and media fields from the conflict between the Kirchner' government and Grupo Clarín. These changes reverberate in an intersection environment where institutions and enunciation devices share new logics taking the mediatization as a reference. This generates new formats and new social practices that can be identified from the empirical analysis of two representative television programs of this conflict environment: 6-7-8 and Journalism for All. We elect, as corpus of research, sampling corresponding to the legislative elections of 2013. Through methodological strategies as the televisual analysis, aspects of media coverage and abductive inferences by analogy and homology, we identify an action of instrumental reason in the observed thematics and points to several practices, both in media-communication as media-social perspective, where the circulation effects of the two television programs are noticeable. A mediatized ambience in relations between the political and media fields complexifies the discussion of thematics of the public agenda and changes signs of institutionalization of media, as well as enables new forms of political action groups that were outside the access to the media field. However, the 6-7-8 experience also contributes to increase the political capital of Kirchner' government. Keywords: politics field; media field; mediatization of society; Grupo Clarín; Kirchner' government; Argentine.-
Formato: dc.format187 f. : il. algumas color., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMídia e política-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectKirchner, Nestor Carlos, 1950-2010-
Palavras-chave: dc.subjectDiário Clarín (Jornal) - Argentina-
Título: dc.titleMidiatização da política na Argentina : governo Kirchner versus Grupo Clarín e as transformações midiáticas e políticas no contexto de aplicação da Lei de Meios Audiovisuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.