A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação

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Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorCosta, Leticia Jensen de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38742-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades de uma educação pautada neste entendimento conceitual pode contribuir para a efetivação da conquista deste ideal, que é o de sujeitos emancipados por meio da aquisição do conhecimento. Tem como base os filósofos da Teoria Critica da Sociedade, em especial ao escritos de Theodor Adorno, Max Horkeimer e Herbert Marcuse. Optou por utilizar estes filósofos como referencial teórico, por sua análise crítica e rigorosa da sociedade, da cultura e da educação, bem como da forma que estas assumem na sociedade do capitalismo tardio. Relaciona-se o conceito de autonomia à produção dos teóricos do campo educacional e as normas legais, que regem a educação brasileira. Será apresentado alguns conceitos teóricos do pensamento de Paulo Freire, fazendo uma análise das possibilidades de emancipação na perspectiva deste autor. Este instrumento de reflexão pode representar possibilidades de a conquista da autonomia se constituir como um meio de superação do comportamento heterônomo, instigando o caminho do pensar crítico, que pode representar a resistência.-
Formato: dc.format33 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titleA teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação-
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