A criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Suzane de, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorVieira, Geraldine Marie Rita, 1965--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38693-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Suzane de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ser criança na realidade sócio-cultural do MST não é uma condição de infância comum. Há duras realidades enfrentadas pelos pequenos, não obstante a proteção das famílias e lideranças do Movimento, por vezes impotentes diante de absurdas injustiças que enfrentam, até o momento em que essa luta se transforma em trabalho de construção, árduo, porém mais sereno, quando enfim conquistam o direito de fixar raízes num pedaço de chão. As crianças, como parte atenta dessa realidade, em plena construção de seu ser físico, afetivo e psíquico, trazem marcas dessa história, tanto como possibilidades de superação como de ricas vivências de testemunhos de solidariedade e coragem. Nesse contexto é que se apresenta este trabalho, como uma proposta inicial que, se efetivada, pretende contribuir com algumas possibilidades de desenvolvimento criativo e enraizamento cultural das crianças da Ciranda Infantil no Assentamento Constestado, por meio de oficinas de arte-educação junto a seus Educadores-
Formato: dc.format1 arquivo (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Título: dc.titleA criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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