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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gehrke, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Fitz, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:16:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:16:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38688 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38688 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Gehrke | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca demonstrar os avanços ocorridos na Educação do Campo nas últimas décadas, destacando de que maneira ela está estruturada no Estado do Paraná e no Brasil e, sobretudo destaca que tais conquistas somente foram de fato concretizadas devido à luta dos mais diferentes grupos sociais espalhados por todo o território nacional. Toma como referência dois documentos oficiais, o primeiro o Projeto Político Pedagógico, ProJovem Campo, Saberes da Terra, do Ministério da Educação e o segundo, Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, da Secretaria de Educação do Paraná. Com isto, se busca entender de que maneira ocorreu a divulgação do Programa Projovem Campo Saberes da Terra pelo estado do Paraná, mas em especial nos municípios de Doutor Ulisses e Cerro Azul que pertencem à região do Vale do Ribeira Paranaense. Objetiva saber o que levou tais cidades, que possuem a característica de serem agrícolas, a não fornecerem o Projovem para suas comunidades. Como conclusão, tem-se que o programa necessita ser melhor divulgado pelos órgãos públicos competentes para que realmente se concretize onde ele é necessário, e posteriormente assumido pelas escolas e localidades que mais se beneficiariam com esta proposta de ensino. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (22 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Política pública | - |
Título: dc.title | O papel do Estado na implementação do ProJovem Campo : saberes da terra no Vale do Ribeira paranaense | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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