O papel do Estado na implementação do ProJovem Campo : saberes da terra no Vale do Ribeira paranaense

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Autor(es): dc.contributorGehrke, Marcos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFitz, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38688-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Gehrke-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca demonstrar os avanços ocorridos na Educação do Campo nas últimas décadas, destacando de que maneira ela está estruturada no Estado do Paraná e no Brasil e, sobretudo destaca que tais conquistas somente foram de fato concretizadas devido à luta dos mais diferentes grupos sociais espalhados por todo o território nacional. Toma como referência dois documentos oficiais, o primeiro o Projeto Político Pedagógico, ProJovem Campo, Saberes da Terra, do Ministério da Educação e o segundo, Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, da Secretaria de Educação do Paraná. Com isto, se busca entender de que maneira ocorreu a divulgação do Programa Projovem Campo Saberes da Terra pelo estado do Paraná, mas em especial nos municípios de Doutor Ulisses e Cerro Azul que pertencem à região do Vale do Ribeira Paranaense. Objetiva saber o que levou tais cidades, que possuem a característica de serem agrícolas, a não fornecerem o Projovem para suas comunidades. Como conclusão, tem-se que o programa necessita ser melhor divulgado pelos órgãos públicos competentes para que realmente se concretize onde ele é necessário, e posteriormente assumido pelas escolas e localidades que mais se beneficiariam com esta proposta de ensino.-
Formato: dc.format1 recurso online (22 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Política pública-
Título: dc.titleO papel do Estado na implementação do ProJovem Campo : saberes da terra no Vale do Ribeira paranaense-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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