Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Suzane de, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Daguiomar do Rosario | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/38685 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38685 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Suzane de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa surge de relatos e abordagens acontecidas em meu cotidiano. Situações ouvidas onde a realidade da educação no campo se vê intensamente preocupante. Partindo dessa preocupação foi feito na Escola Municipal Rural "Maria Trindade" que atende alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, uma investigação sobre a opinião dos alunos sobre os impactos ambientais, as conseqüências do mesmo e como poderiam contribuir para a preservação de sua região. Além disso, foi pesquisado como os professores da escola expõem a questão ambiental aos alunos, sobretudo focando a forma de como os alunos têm se apropriado de tal informação. O objetivo da pesquisa foi observar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino da escola do campo e se os alunos têm conscientização da preservação do meio em que vivem. O método de pesquisa utilizado foi o descritivo, através de entrevista e interação com os alunos. A amostra foi composta por 30 a 40 alunos da escola "Maria Trindade" do município de Paranaguá. Os resultados observados foram que os alunos possuem pouca conscientização sobre educação ambiental, porém não as relacionam com suas atividades diárias. Do ponto de vista pedagógico, foi compreendido que as práticas e as propostas pedagógicas realizadas no interior das escolas do campo não trazem a conscientização pertinente ao indivíduo, provocando indagações e permitindo olhar de outra forma para os educadores, alunos e para a própria realidade das escolas do campo | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (16 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Educação ambiental na escola do campo : uma forma de preservar o futuro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: