Educação ambiental na escola do campo : uma forma de preservar o futuro

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Suzane de, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorFaria, Daguiomar do Rosario-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/38685-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/38685-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Suzane de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa surge de relatos e abordagens acontecidas em meu cotidiano. Situações ouvidas onde a realidade da educação no campo se vê intensamente preocupante. Partindo dessa preocupação foi feito na Escola Municipal Rural "Maria Trindade" que atende alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, uma investigação sobre a opinião dos alunos sobre os impactos ambientais, as conseqüências do mesmo e como poderiam contribuir para a preservação de sua região. Além disso, foi pesquisado como os professores da escola expõem a questão ambiental aos alunos, sobretudo focando a forma de como os alunos têm se apropriado de tal informação. O objetivo da pesquisa foi observar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino da escola do campo e se os alunos têm conscientização da preservação do meio em que vivem. O método de pesquisa utilizado foi o descritivo, através de entrevista e interação com os alunos. A amostra foi composta por 30 a 40 alunos da escola "Maria Trindade" do município de Paranaguá. Os resultados observados foram que os alunos possuem pouca conscientização sobre educação ambiental, porém não as relacionam com suas atividades diárias. Do ponto de vista pedagógico, foi compreendido que as práticas e as propostas pedagógicas realizadas no interior das escolas do campo não trazem a conscientização pertinente ao indivíduo, provocando indagações e permitindo olhar de outra forma para os educadores, alunos e para a própria realidade das escolas do campo-
Formato: dc.format1 arquivo (16 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleEducação ambiental na escola do campo : uma forma de preservar o futuro-
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